SINCERIDADE DE PROPÓSITOS

(a Sônia Prazeres, no Orkut)

Sônia, estimada de meus amigos dos Saraus de Porto Alegre! Sê muito bem-vinda ao meu coração antigo. Gustavo Schramm, o nosso querido poeta, já me havia falado sobre a tua pessoa e principalmente sobre o teu imenso coração de amor.

Como intruso fui à tua página, retribuindo a visita silenciosa que anteriormente me fizeras, forte porque gosto de colecionar amigos, no real e no virtual.

Segundo o folclorista Barbosa Lessa, grande figura de nosso meio que já se foi desta pra outra margem da vida, sou um “FILOFILISTA”. Ele estava caçoando comigo quando, nos meus cartões de visita, viu que eu colecionava cartões telefônicos usados, e havia a palavra “TELECARTOFILISTA” inscrita nele. Ele dizia aos nossos amigos comuns: – O Moncks é duplamente colecionador! Ajunta amigos e cartões!

Fico feliz em te receber, porque a Poesia tem sido a minha paixão pela vida toda, e é razão de viver. Já vão 33 anos desde a primeira publicação, mais de quarenta e cinco desde o primeiro poema, lá pelos onze anos.

Afinal, nem sei por que te confidencio isto no primeiro contato, mas admiro tanto a quem se propõe ao coletivo, ao outro, que isto me encanta. Esta é a figura do poeta que concebo útil.

Gustavo, ao se declarar como teu discípulo me dá a chave. Sabe que tens muito para contribuir com o novato, mercê de sua sensibilidade, talento e preparo intelectual. Percebe o moço a verdade do exprimir popular: encosta o teu corpo à boa arvore e terás a boa sombra! Gosto disto.

Grato pelo poema e os seus “ecos” de instantaneidade. Admiro-te, de pronto, com firmeza. Tua obra e tua desenvoltura internáutica me impressionam. Parabéns! Peço que me recebas na sinceridade de propósitos que deve nortear os experimentadores, OK?

A posteridade nos dirá de sua possível permanência.

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamizade/1002192