Mestres que inspiram, e alunos que aprendem. O semear em mentes férteis, trará colheitas de novos horizontes.

Orgulho de ser chamado(a) de professor(a). Essa é a razão de atender a um chamado tão nobre. E chega um dia, no qual devemos homenagear os verdadeiros heróis do nosso país, aquele que contribui diretamente com a mudança de uma sociedade. São eles que dedicam as suas vidas a ensinar, mesmo com as dificuldades e os perigos do dia a dia. Essas pessoas que trabalham diretamente com a educação, merecem todo nosso respeito, e é por isso mesmo que gostaria de agradecer aos nossos queridos e amados professores. Sabemos que esta é uma das profissões mais importantes do mundo. O professor tem a função de semear o conhecimento, mas a colheita, será perpétua, para todos nós. Todos aprendemos muito, e nos tornamos grandes, por termos tido grandes mestres que influenciaram nossas vidas.

Existe, neste vasto planeta, pessoas que passaram por nossas vidas, e que, em algum momento fizeram a diferença. Temos pessoas do outro lado do mundo, ou bem pertinho de nós, que influenciaram as nossas vidas, em muitos casos, para sempre. Temo ser injusto, se citar alguns nomes, mas como parte da escrita, não posso furtar-me de um nome em especial: a minha ex-professora Agripina. Esta professora, foi sem dúvidas, uma das pessoas mais marcantes em toda a minha vida escolar.

A vida nos oferece sempre novas experiências, e o professor(a) tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma cada pessoa. Ela foi especial simplesmente porque foi alguém que me fez repensar sobre a importância da língua portuguesa, e a importância que poucos dão ao seu uso comum no dia a dia. Eu a admiro profundamente, e tenho por ela, uma grande estima. Agripina, que lecionava no colégio de Ataléia/MG, tinha uma preocupação especial com seus alunos, por isso ensinava com esmero, e tinha um vasto conhecimento sobre aquilo que transmitia, mormente no que diz respeito à conjugação de verbos. Aliás, coisa que na atualidade, não parece ter muita importância, pois muitos parecem ter o objetivo de assassinar a língua portuguesa. As pessoas ignoram as regras da língua vernácula, e, distribuem uma língua “atrofiada”, com termos que demonstram insignificância da mesma, dizendo “tamo junto”, “nós faz”, “é nós”, e assim por diante. Eu ficaria apenas como ouvinte, e tudo passaria despercebido, se não tivesse recebido seu ensino como base. E, talvez até por isso, eu tenha optado pela escrita, pois digo sempre que “os livros podem transformar o mundo”.

Existem muitas histórias de professores que mudaram o mundo, e falamos disso com orgulho. As pessoas têm sempre oportunidade de aprender e, humildemente reconhecer que não se pode chegar a lugar algum, se não tiverem uma boa formação. Os orgulhosos e ignorantes, terão sempre um motivo para se julgarem melhores do que aqueles que os ensinam, mas não entendem que o seu orgulho será sempre um grande inimigo da evolução; e na educação não pode ser diferente. Então, diante da oportunidade de homenagear a minha querida professora, gostaria de afirmar que o seu ensinamento me ajudou a construir pontes que me conectaram ao que sempre desejei – escrever. E fizeram de mim, o que hoje sou.

Jorge Antonio Amaral
Enviado por Jorge Antonio Amaral em 09/11/2024
Reeditado em 09/11/2024
Código do texto: T8193309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.