Dinâmica Antiestresse - Comentário À Poetisa Lélia Angélica
Precisei fazer um trabalho de antiestresse para a minha equipe de trabalho, já que não houve voluntário para tal.
O gerente me chamou para acertar detalhes e já foi dizendo o que queria: Pegar cenas de um filme, que abordava sobre os empregados dos lixões, aqui de Curitiba.
Deu várias dicas, e nelas dos mesmo indicativos, que a meu ver, consistiam em abordar, mais do lado ruim, em contrapartida do bom, afinal eram trabalhadores como nós, mas que usufruímos dos privilégios que eles não têm, e a medida da sua fala, foi sentindo minha negativa, indagando se não gostava da ideia, fui logo falando, pois era um lembrança não muito boa, pois houve um tempo onde passei nessa coleta, para ter sustento, e da forma proposta não me faria bem.
Ele sabia da minha história.
Fui iluminado naquele dia.
Somados a alguns jeitos que já havia aprendido em outras dinâmicas, cheguei em casa, peguei duas músicas:
Brincar De Viver, por Maria Bethânia e do Gonzaguinha, Viver E Não Ter A Vergonha De Ser Feliz.
Preparei o ambiente com músicas clássicas para recepção e intervalos: Chegada; meio e o fim viria com o Gonzaguinha, findando em Confraternização.
Pedi para os colegas trazerem suas melhores almofadas.
No dia e hora marcada, após serem bem recepcionados, os fiz sentarem em círculo, com os olhos fechados e só abertos após o encerramento da minha fala.
Fique junto ao som tocador de CD; coloquei o Brincar De Viver e a cada momento fechado dos versos ia descrevendo a situação similar ao que dava a entender por stress, ou antiestresse, sem a mencionar claramente, valorizando a estada de cada um no grupo.
Quis compartilhar, pois me senti dentro da dinâmica: De Olhos Vendados da Poetisa Lélia Angélica, onde a Poesia passeia em cada verso, no propósito de Reflexão, quanto à nossa confiança em lidar com o diferente, saborear a verdade quando chegamos à luz do conhecimento, sabendo valorizar tudo o que está do nosso redor, com esses valorosos sentidos.
Artigo Postado na Página da Poetisa. Visita produtiva.
Agradeço por fazer vir à tona esse maravilhoso acontecimento na minha área profissional, através do sua espetacular Dinâmica: De Olhos Vendados.