ALEGRIA DE MÃINHA (Por Glaussim)
Sua mãe nos concedeu
A imensa alegria
De ter um companheiro
De poesia nesta vida
O privilégio do fruto
Que com amor foi plantado
Germinou entre os Recantistas
E floresceu apaixonado
Este cantor de acrósticos
Devoto do lirismo
Romântico e eufórico
Amigo mui querido
Grato a esta mãe
Que um presente nos deu
Pois seu filho vingou
Boa semente que cresceu
Alegria de mãinha*
É ver seu fruto viçoso
O poeta, nosso amigo
De versejar harmonioso.
Dedicado ao meu querido amigo, José Aprígio e sua querida mãe.
Ipatinga - Minas Gerais - Brasil
Terça-feira, 14 de maio de 2024 – 10:17
Mãinha ou mainha
A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe. Na oração, assume maioritariamente a posição de vocativo.
Fonte: https://www.dicio.com.br/mainha-ou-mainha
Para o texto: *** MINHA MÃE, MINHA VIDA (SONETO INGLÊS) /// In Memoriam a D. Marinete Maria da Silva.***
Comentários meus deixado na página do amigo em 22/05/24, referente ao comentário do dia 14/05/24:
JOSÉ APRÍGIO DA SILVA há 1 semana (22/05/2024, 12:10:46 BRT)
Boa tarde, meu grande menino, GLAUSSIM, como vai você??? Tudo bem contigo???. Desculpe a minha demora do meu feedback. Comentários: Meu grande poeta, você fez o cara encher os olhos d'água. Sabe que depois de uma certa idade, o cara fica emotivo e com tudo se emociona. Fiz um soneto inglês para o meu sogro de aniversário e, na hora em que fui declamar, a emoção tomou conta do poeta, a declamação saiu com a voz embargada. Digo ao amigo poeta que a sua dedicatória a mim e à minha mãe, D. Marinete, vai ganhar uma página só para ele. Comentários II: O Rio Grande do Sul é forte, vai sair bem mais forte ainda, pois tem um povo aguerrido dos outros Estados que não medem esforços para ajudar. O Rio Grande do Sul, o Sul, está conhecendo a nossa força, a nossa união, o Sul será reconstruindo. Tomará Deus que os governantes realmente saibam usar os recursos tantos federais, estaduais e municipais, não desviando nenhum centavo se quer desse dinheiro. Quando eu postar a sua interação, lhe avisarei. (Bíblia). Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. (Salmos 111:9). Felicidades e sempre na fé!!! Lorde dos Acrósticos * 14/05/24.
Para o texto: Elegia Ante a Enchente De: Glaussim
Mais uma vez peço desculpas ao nobre poeta, esses dias fiquei sem o computador. Tenho dois computadores, os dois me deram problemas e um notebook, que não sei manusear muito bem. Como a sua poesia/interação veio sem título, creio que esse amigo vai gostar. Caso o amigo não goste, a gente troca o título ALEGRIA DE MÃINHA. Lorde dos Acrósticos * 04/06/24 - 21:15.