Campos Belos: História da Inclusão dos Escritores No 7 de Setembro de 2022.
Por Nemilson Vieira de Morais/Geminiana Beltrão (*-**)
O momento das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil de Portugal, chegou...
A servidora pública Geminiana Beltrão (Gemi), lotada na Secretaria de Educação e Cultura, trabalha em projetos específicos.
Por o "7 de setembro ser um desses (projetos) que, eu sempre estou nele"...
Neste, Gemi uniu-se à bibliotecária Reginalda Rodrigues Galvão (Regi), que atua na Biblioteca Municipal Professora Izaltina Batista Cordeiro.
... E se deu a inclusão dos literatos locais e regionais, na participação do ato cívico desse ano de 2022, em Campos Belos (GO).
"A ideia inicial era colocar o bloco de Izaltina Cordeiro (Biblioteca) no desfile, com um aluno, a conduzir um livro de Machado de Assis, outro de Carlos Drummond, um terceiro de Manuel Bandeira e assim sucessivamente", mas, não foi isso que aconteceu.
Eu vivo a dizer que, antes de lermos consagrados literatos (da literatura brasileira e mundial) devemos valorizar primeiro , em leituras, os escritores da 'nossa aldeia'.
E Gemi (não por acaso), mas numa valorização "à prata da casa" sugeriu a amiga e colega servidora o seguinte...
— "Não Regi, vamos fazer diferente: coloquemos OS NOSSOS ESCRITORES (os que temos).
— E você conhece algum?
— Conheço (Gemi). Aí fomos fazer o levantamento e fizemos o grupo; e você viu o tamanho que deu né? Surgiu escritores, compositores, artistas...
Eu (Nemilson) estou no número 39, mas a lista pode ser ampliada.
A participação foi linda demais, onde tivemos o prazer de ver (no evento) o pessoal (familiares) da professora Isaltina Batista Cordeiro, que deu o nome à Biblioteca Municipal.
Eles têm um certo carinho com a gente; são uns dos fundadores de Campos Belos, vieram de longe 4 (mas, pode ter sido maias) membros da família da professora Izaltina para às comemorações: neto, sobrinha... aí foi que a festa ficou bonita!".
Com essa participação-cidadã, patriótica, sociocultural dos escritores, artistas... pessoas da Educação, na vida da cidade... aconteceu a boa receptividade social; na forma do carinho que receberam da comunidade local.
... Esse insentivo, valorização, apoio cultural foi em maior foco, aos que atuam na escrita; mas, claro que essa ação poderá, em outras edições futuras, contar com a inclusão de outras pessoas, de seguimentos diversos das artes: músicos, instrumentistas, artesões, desenhistas, pessoal do teatro... na formação de um grupo ainda mais expressivo, consistente.
No grupo de escritores recentemente criado aos fazedores de cultura da cidade e fora dela, alguém muito especial, da Secretaria de Educação e Cultura postou encantadoras palavras de admiração, carinho e agradecimentos aos escritores por abrilhantarem a festividade cívica.
... No que sentiu e percebeu de tudo isso. Com a presença destes que se dedicam à arte da escrita em Campos Belos. Tanto no aspecto das produções textuais quanto das suas vivências, e atuações afins (no florescer das artes literárias).
"Prezados escritores, boa noite!
Passada a euforia, vivenciada nos últimos dias, quero agradecer a colaboração de cada um.
Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos senhores é uma forma de reconhecer a semente que lançam diariamente no coração de nossas crianças, jovens e adultos.
Como pude observar ao longo do percurso (do desfile), em diversos momentos um dos senhores foi interpelado pelo público e, em muitas vezes, com o título de professor; missão tão nobre.
Desejo que continuem professando (defender, seguir ou divulgar determinados princípios ou ideias), em palavras e atitudes, a esperança em um mundo melhor...
Estejam certos que muitas pessoas se inspiram em vocês. Muito obrigado escritores, por perceberem o meu carinho por vocês!".
Gratidão ❤️ " — Geminiana Beltrão
AGRADECIMENTOS I:
A Biblioteca Municipal Izaltina Batista Cordeiro, na pessoa de Reginalda (Regi), professora Geminiana (Gemi) e demais servidores (as), agradecem de coração a presença dos convidados: escritores, compositores, artistas locais e regionais: presentes, ou envolvidos (de alguma forma) nas comemorações cívicas desse ano corrente.
AGRADECIMENTOS II:
Ao senhor Prefeito Municipal, Pablo Geovane, Secretária de Ação Social, primeira dama Tatyane Pricinote; Secretária de Educação e Cultura Soraia Regis; profissionais de cada secretaria e Geminiana Beltrão, Reginalda Rodrigues Galvão e, claro, nossos ilustres escritores!
GRATIDÃO ETERNA,
e um viva especial à eles (nossos heróis pátrios) por nos orgulhar com esses 200 anos de Independência do Brasil!
*Nemilson Vieira de Morais,
Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.
**Geminiana Beltrão (Gemi), professora e servidora Municipal, lotada na Secretaria da Educação e Cultura de Campos Belos - GO.
(8:9:22)