A CAPACIDADE DE BEM INTERPRETAR

09/11/2007 15h58 - Francisco de Paula

Oh cidadão ? Elogiar a Globo, defensora do Lula ? Abastada por recursos do BNDES ? Deixa de ser ridículo e noveleiro... vai estudar cristão!

************

Acabo de aqui sentar para escrever, mas confesso que estava meio sem inspiração.

Antes de acessar o espaço disponÍvel para digitar, cliquei nas mensagens recebidas no RECANTO, E NÃO PUDE DEIXAR DE SORRIR AO LER A QUE RECEBI DO SENHOR FRANCISCO DE PAULA, EM EPÍGRAFE, um leitor não cadastrado no RECANTO, que se manisfestou quanto ao meu texto " QUANDO A "GLOBO" ACERTA".

E foi exatamente por isso que intitulei este texto, que por ora escrevo, na categoria de agradecimento, porque o senhor Francisco me trouxe muita inspiração, ao que lhe agradeço.

Percebo, senhor Francisco, que o seu comentário trás uma certa revolta, o que alíás não discordo do senhor não, mas admito concordar apenas em parte.

Esclareço senhor Francisco, que se prestar um pouquinho mais de atenção, vai perceber que o título do artigo por si só já é esclarecedor, colocando-se à revelia dos trabalhos que a rede globo tem colocado no ar, e foi justamente por estranhar uma iniciativa "padrão" de ARTE que aqui resolvi elogiar, RATIFICANDO a minha total aceitação pela obra.

Se o senhor estivesse um pouquinho mais atento para a real INTERPRETAÇÃO DO MEU TEXTO, aliás, uma matéria tão solicitada nas escolas de todo o país, inclusive uma habilidade tida como um índice de "real alfabetização"...-saber interpretar o que se lê-, perceberia que em momento algum me coloco como noveleira, apesar de lhe confessar que o sou, e como!...porque me interesso por todo e qualquer tipo de manifestação cultural, principalmente no que tange à nossa cultura,o que aliás é muito salutar num país tão despreparado como o nosso, e nisso o senhor há de concordar comigo.

Aproveitei também para esclarecer alguns aspectos de GEOGRAFIA do cenário da referida novela, pois tive a impressão de reconhecer uma região que já visitei como a GRUTA DE MAQUINÉ, EM CORDISBURGO,NAS MINAS GERAIS, a terra de Guimarães Rosa, que se por acaso o senhor ainda não teve a opotunidade, vá conhecê-la, uma das regiões mais belas que já vi na vida.

Portanto senhor FRANCISCO DE PAULA, embora tenha escrito muitos textos de conotação política aqui no recanto, dessa vez não tive a intenção. Foi um pequeno lapso de interpretação da sua parte.

A única relação do texto com o nosso PRESIDENTE é que somos todos brasileiros, filhos dessa terra maravilhosa.

E quanto a estudar, acredite, não tenho feito outra coisa na vida. aCHO QUE NÃO PRECISARIA TER ME DEDICADO TANTO AOS ESTUDOS, o país não exige tamanho esforço, e também não o reconhece,mas o faço porque realmente é muito prazeiroso o tal ato.

Sou cristã, nisso o senhor acertou, o que considero uma dádiva...e no que se refere ao BNDES, , basta conhecer um pouquinho de HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA , para deduzirmos que todos nós brasileiros , meros cidadãos do mundo, de forma direta ou indireta, em alguma época já fomos subsidiados pela referida provisão financeira.

E pasme, embora seja apartidária política, ainda consigo, com louvor, sobreviver do meu trabalho, o que por aqui, é quase um milagre, senão um privilégio para o entendimento de alguns!

Portanto, talvez por isso, posso eu ser considerada uma minoria para os mais revoltados!

Grande abraço senhor FRANCISCO DE PAULA, e obrigada pela presença.

Nós que escrevemos adoramos quando tocamos o sentimento de alguém, assim de forma tão veemente, ainda que mal interpretada!

E nós escritores, talvez sejamos vistos como ridículos, quem sabe pela corajem de sermos autênticos!

VOLTE SEMPRE. E leia outros meus textos que o senhor vai se acalmar.

São quase dezoito horas, e me preparo para o lazer da minha novelinha das seis...depois de um dia de trabalho extenuante...ainda que seja da GLOBO.

Porque arte...não tem partido e nem legenda.É sensibilidade inata!

Um privilégio de poucos...e para poucos.

MAVI