Caridade demais incomoda?

A primeira aconteceu la por 1966 e eu tinha uns 15 anos. Desabou uma grande quantidade de barracos no meu morro, o dos Cabritos em Copacabana - RJ e la fui em morar em uma das 20 lojas desocupadas. A nótícia correu e as primeiras visitas fora dos próprios moradores do prédio visitando o poobrelógico. Domingo foi pior pois acordamos com vários pares de olhos fixos nas avis raras e foi assim o dia todo por uns 2 meses, até que meu irmão conseguiu refazer o barraco. Nós ja não tínhamos quase nada, mesmo assim levaram o quase.

Um ano depois a segunda dose da vacina!

A patroa de minha mãe não aguentava mais esse infeliz que comia mais que macaco de zoológico e arrumou um asilo de velhos na Tijuca para eu passar as férias, é mole!

Não era um castelo, mesmo assim o Belo encontrou a Fera.

(setor-contos/causos-Praia Vermelha! (bota vermelho nisso)

Entre 1986 e 2019:

Há mais de 10 anos coleto coisas descartadas quase sempre acompanhado de meus cachorros. Num primeiro dia de um ano qualquer, o caminhão encosta ao meu lado e o motorista me dá 100,00 reais!

Não lembro se agradesci, mas torci que meu destino mudasse para surpreende-lo!

AtuaLisando para 2019/20:

Cortamos relações com a Torpesa Elétrica aqui deste estado e estamos a mais de 2 anos sem luz. Não recomendo para ninguém, tamanho é o prejuízo, ja que estavamos ( eu e meu irmão) na época com 6.5 de idade. Assim via TV Lisão num bar aqui perto de casa que só passa esporte e luta. Fico do outro lado da rua sentado na calçada, pois não tinha dinheiro para nada. Derepente o dono manda seu funcionário me servir um lanche com suco! Depois do terceiro dia optei por ficar escondido para não aumentar o prejuízo, ja que o bar não tinha tanta frequência. Ficava das 20:00 em diante e lógico que cochilava bastante e sempre na companhia de 3 viralatas que alimento.

Sem mais nem menos sou acordado por uma dona me oferecendo moedas. Recuso delicadamente e mesmo assim ela insistindo não pego. Então ela deixa no chão ao meu lado e me avisa que estará no bar caso eu queira tomar uma cerveja. As moedas ficaram lá mesmo eu avisando a uns pinguços do outro lado da rua.

Noutro dia pela manhã conferi: 1,50!

Caramba, ela me convidou para uma cerva de 3,00!

x-x

Caiu do céu um bom dinheiro e passei várias noites comendo porção de calabreza com refrigerante e tendo as vezes a companhia do dono na "minha" mesa.

Uma noite encosta um carroceiro ( a mesa ficava na calçada) vendedor de frutas, praticamente encosta em mim. Deu pra ver que ele tinha feito o curso: Como fazer amigos e incomodar pessoas!

Eu jantava as 18:00, chegava no bar as 20:00 e esperava até umas 22:00 para pedir a calabrete que para piorar, vinha o dobro do normal. Aí quando ele chegou eu estava mais inchado que baiacu em perigo. Com "delicadeza" ele intima:

O que voçe esta comendo?

Ja tinha acabado mas respondi: Calabresa!

Garçom, traz uma porção de calabresa!

Não trás não!

Pode trazer que é por minha conta!

Quando recusei comer ele reclamou que tinha comprado pra mim. Falei que não tinha pedido nada. Aí ele puxou a pergunta rei do curso:

O que voçe sente quando esta perto de mim?

Puxei o ás da manga:

A mesma coisa que quando estais longe!

x-x

Estou saindo do lixão (que fica numa das pistas principais do bairro) quando um motoqueiro jovem, faz a volta, para ao meu lado e pergunta:

Voçe quer dinheiro?

Respondo:

Costumo trabalhar para ganhar!

Voçe quer ou não quer?

Aí era ou dá ou desce:

Na situação que está, aceito!

Me deu 50,00 reAIS!

Atualisando:

Sexta feira Santa, 10/04/2020, umas 20:30 e la vem eu e meus cachorros, quando com um casal numa moto me para e pergunta:

Ja jantou?

Com certeza!

O Sr aceita essa comida?

Reconheci a embalagem e disse que não precisava pois essa mesma casa me dava.

Mas nós compramos para voçe!

Sendo assim!

Aceitei.

Isso é que é saber doar sem incomodar!!!!

Não sei se fui/sou malcriado mas acho que até para doar é preciso não ferir a dignidade dos que estão ou aparentam ser:

MoraDores de rua!!!

Tiago 2:18

Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.