Imagem: Google


 
Concurso Público

O universo dos concursos públicos parece ser fácil, mas não é. Quando o cidadão decide ser servidor público, se não for amigo de político, vai ter que estudar horas e horas a fim de ser aprovado em um cargo público. Particularmente, penso que todos os cargos deveriam ser ocupados mediante o mérito da aprovação, inclusive para ser Ministro do STF.

Estudar para concursos requer disciplina, foco, dedicação e um certo afastamento das baladas e das reuniões familiares. O lazer é importante, é uma válvula de escape para quem estuda 12 h por dia, ou para aqueles que trabalham durante o dia e estudam nas madrugadas. Porém, requer um isolamento sim; não dá para estar em todas as festas, baladas, todos os churrascos... quem não abre mão desses eventos também consegue aprovar, todavia num tempo mais longo em relação àquele que está mais concentrado nos estudos.

Para mim, que já fui concurseira e aprovei em alguns concursos, chegando até a assumir cargos, a alegria maior não vem com a aprovação dentro das vagas, e sim com a nomeação e posteriormente, a entrada em exercício. E ontem, um aluno meu passou por tal experiência. Feliz da vida, disse-me ele:" Alva obrigado por ter me orientado e me motivado nos meus piores momentos; eu estava estudando errado e sem foco; quem estudou foi Eu, mas o êxito é nosso! Com você, a aprovação veio muito rápido, obrigado."

Amigos, essas palavras encheram-me de alegria. Como é bom fazer a diferença na vida das pessoas. E mais, vê-las conquistando seus objetivos e ideais. Como sempre digo e muitos Coaches também dizem: o sofrimento de estudar para concurso é passageiro, porém os benefícios são para toda a vida.

Sempre que posso incentivo as pessoas estudiosas, competentes e íntegras a ocuparem os cargos da administração pública, pois o Brasil precisa de servidores sérios, críveis e que executem as suas atividades com galhardia e responsabilidade. Caso exista algum poeta ou escritor neste site que esteja na luta concurseira não desista. A vitória pode até demorar, mas ela chega sim.

Alvaniza Macedo
10/12/2019