MENSAGEM DE AGRADECIMENTO
Após quatro dias de internamento, iniciado por cirurgia a uma das quatro glândulas paratiroides, tive alta ontem à noite, pois toda a sequência de tratamentos a que fui submetido foi considerada um êxito.
A cirurgia (paratiroidectomia) ficou a dever-se a um adenoma formado na referida glândula, tal como as restantes situada habitualmente na parte posterior da tiroide, que normalmente é do tamanho de um bago de arroz e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do cálcio, vitamina D e fósforo presentes no sangue e nos tecidos que precisam desses nutrientes, como os ossos, por exemplo.
Quando existe um excesso de hormônio da paratiroide, motivado pelo excessivo trabalho de pelo menos uma das glândulas em questão, essa glândula apresenta um volume superior ao normal, constituindo um adenoma, tumor regra geral considerado benigno. No entanto, em alguns casos pode degenerar e assumir um caracter de malignidade, por isso nunca fiando.
O deficiente funcionamento da glândula provoca a retirada de cálcio dos ossos, ocasionando a médio/longo prazo a osteoporose, e também problemas nos rins (insuficiência renal crónica), onde esse cálcio acaba por se depositar, não sendo eliminado.
Os sinais mais frequentes da doença são a depressão, prisão de ventre, perda de apetite e exaustão, combinados entre si.
Pelo menos de momento, os valores de referência estão todos estabilizados e posso respirar de alívio… Agradeço a Deus por ter Cuidado de mim, sendo também devidamente apoiado pela minha família e amigos.
Não posso deixar de também agradecer as gentis mensagens que sob a forma de comentários recebi das amigas e amigos colegas recantistas, que gradualmente irei retribuir.
Que Deus esteja também e sempre no vosso caminho.
Bem hajam!
26/10/2019