A invisibilidade social

Acho que o sonho de muitas crianças ou até mesmo de adultos é tornar-se invisível. Lembro na capa da invisibilidade, na qual Harry Potter usava e que me instigava muito quando criança. No entanto, essa capa não é tão surreal e imaginária como muitos pensam. Ela está presente nas sociedades atuais: fechamos os olhos para pessoas com aparências "desarrumadas, sujas..." e pobres. Triste e sincera realidade. Todavia, não é esse o objetivo de minha reflexão. Meu propósito é abrir os olhos e agradecer aquelas pessoas que são invisíveis para uns mas que são grandes exemplos para outros, já que têm dentro de si uma força de vontade que transcende qualquer dificuldade, dor ou sofrimento.

A palavra respeito vem do latim "respectus" e significa olhar de novo. Ou seja, a ideia é de que algo que merece um segundo olhar tem qualidades que levam a uma atitude de consideração e reverência.

O ser-humano, em sua ignorância e egoísmo, tende a querer atuar somente se houver recompensas pessoais ou desejos materiais. Entretanto, se há um respeito verdadeiro, você consegue superar as coisas por elas mesmas, em sua simplicidade e existência e não no que elas podem te servir, em sua utilidade. Quando vemos as coisas diante de nossos interesses, se elas não têm mais utilidade ou não nos servem mais é lixo. O ser-humano tende a descartar o que não é mais útil a ele. Tal fato não inclui somente lixos materiais - na maioria das vezes desperdiçados - mas também pessoas que são marginalizadas por nós. Nós devemos sair da ilusão de que tudo está a nossa disposição: a humanidade é uma e quando conseguimos reconhecer o Divino no todo é quando respeitamos verdadeiramente essa unidade.

Dessa forma, a imagem que tenho desses indivíduos é como um exemplo de compromisso com a humanidade: um altruísmo que supera qualquer vaidade, inveja, interesse ou egoísmo. Vejo-os visíveis: fazem as coisas por um verdadeiro sentido de unidade e não para se destacar, aliviar dores ou receber algo em troca. É pelo amor que fazem.Pelo altruísmo sincero e despretensioso.

Amanda Hoffmann
Enviado por Amanda Hoffmann em 04/05/2018
Reeditado em 05/05/2018
Código do texto: T6327346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.