Laços de familia. Laços de amor. Presente de DEUS. Parte 1. Uma pequena parte dos atos antigos e saudosos de minha mãe.

Laços de familia. Laços de amor. Presente de DEUS.

Parte 1.

Uma pequena parte dos atos antigos e saudosos de minha mãe.

A pouco mais de vinte anos minha mãe se perdeu de minha tia Maria, e sempre saudosa comentava com a gente, sera que minha irmã ainda esta viva... ? Como será que ela esta... ? E pedia para DEUS em orações noticias da irmã... ? Sabiamos que ela morava em Brasilia mas não sabiamos exatamente em qual lugar... Eu procurava na internete, na época do Orkut e pelo Facebook e não achava, porque não tinha certeza dos nomes dos meus primos e primas... O mes passado um primo de minha mae consegui o telefone e minha irmã fez a ligação e deu certo achamos minha tia, minha mãe ficou que não podia se conter de alegria... !

Resumindo minha mãe e minha irmã Nali se prepararam e foram pra Brasilia ao encontro de minha tia e primos... Foi muita alegria ao chegarem na casa, foi uma festa grande... !

DEUS teve surpresas para minha mãe, porque ela também reencontrou irmãs e irmãos do segundo casamento de meu avô que ela não via desde quando veio embora para o estado de São Paulo, nessa época minha mãe tinha 16 anos, hoje esta com 85 anos... Ela teve momentos revividos que serão inesquecíveis para ela, e também para minha irmã que a acompanhou e para mim, não pude ir junto, mas acompanhei passo a passo as noticias as fotos enviadas e sentia a emoção como se estivesse lá... Irmãos e primos de minha mae se abraçaram com ela, relembraram o passado distante, e contaram e recordaram as historias de suas vidas.

Viram fotos em preto e branco de outros parentes bem antigos que ja não estão mais aqui, incluindo o avô de minha mãe.

Não deu para ela visitar o lugar chamado Palmital, masi conhecido como Vão, porque não existe mais esse lugar, o Vão esta todo cercado, acabou os engenhos e as casas dos colonos foram derrubadas, não tem mais corregos e o lugar esta cercado com arame farpado, a area foi invadida e algumas pessoas do Rio grande do Sul que descobriram as terras cercaram tomaram posse para vender, as terras são de muito valor.

Palmital o Vão era um lindo e montanhoso lugarejo entre Minas e Goias, passou o agromessor e dividiu as terras e Palmital ficou dividida entre Minas e Goias, minha mãe nasceu em Goias, mas ficou do lado mineiro.

Mas ela foi até Formosa que fica mais proximo desse lugar,ela reviveu sua historia a historia de sua vida, as vezes a tarde ela senta no sofá da sala e conta para mim e para minha irmã Nali, sobre a sua infancia na roça, os trabalhos na enchada junto com seus irmãos, ela laçava boi, alambicava pinga, fazia açucar redondo, não sei bem como é esse tipo de açucar.

Toda familia tem a sua historia, todos todos temos uma historia a nossa historia de vida, seja sofisticada luxuosa ou simples como a vida de minha mae na roça no lugar chamado Vão entre Minas e Goias, seja como for, mas todos nós temos a nossa historia.

Não tem fotos da época, porque la o lugar era dificil pra qualquer modernidade po mais simples que fosse, mas minha mãe guarda fotos na memoria, dos campos verdes, cachoeiras como véu de noiva, Céu bem azul com nuvens brancas que contrastavam com os verdes e marrons das montanhas altas e poderosas.

Quero dizer aqui para o leitor que laços de familia, são laços eternos, e mesmo que existe a distancia o laço nunca se desfaz, mesmo que demore anos para rever seus primos(as) tios(as) irmãos(as), como foi o caso de minha mãe, o laço não se desfez, porque os laços de familia, são laços, de sangue, laços de saudade, laços de convivencia, laços de lembranças que mesmo se quiser não podem ser apagadas da memória, laços de preocupação se estavam todos vivos e bem de saúde, laços de oraçoes pedindo o reencontro.

Laços de familia são laços de amor: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13:13

Minha mae foi simplismente visitar a minha tia Maria, mas DEUS sempre sempre nos surpreende com lindas surpresas que não esperamos, como fez essa linda e poetica surpresa para minha mãe de rever seus outros irmãos e primos... !

Agradeço a DEUS pelo lindo presente que ELE deu para minha amada mãe, qua achava que não iria alcansar essa vitoria: Porque para DEUS nada é impossivel Lucas 1: 37.

Amém... ?

Por: Rute Rodrigues Pimpim

Biarutte
Enviado por Biarutte em 17/12/2015
Reeditado em 19/12/2015
Código do texto: T5482589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.