M U L H E R
=======

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – (08 de março) 
Por Olavo Nascimento em (08/03/2013)


Prezadas mulheres,

Não poderia deixar de celebrar o dia de hoje com vocês, queridas mulheres, principalmente com aquelas que fazem parte da minha vida. E você é uma delas. Muito obrigado por amenizar minhas tristezas e alegrar o meu ambiente com sua beleza, solidariedade e amizade.

Não é de hoje que as mulheres lutam como guerreiras no mundo todo através de diversos movimentos feministas e o dia oito de março deve ser visto como o momento dessa mobilização em busca de seus direitos. O dia para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais que, infelizmente, ainda são sofridas pelas mulheres.

Um dos fatos que representa esta luta e a data comemorativa foi o dia 8 de março de 1917 quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se em protesto ao Czar Nicolau II, rebelando-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. Aquele protesto, conhecido como "Pão e Paz", foi o impulso que consagrou a data, oficializada como Dia Internacional da Mulher em 1921.


Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Na década de sessenta o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "oito de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

A seguir, está a minha mensagem para essa data tão significativa:

MULHER - por Olavo Nascimento – (08/03/2015)
Mulher... Que maravilha és tu! Seis letrinhas que juntas formam uma palavra que fazem um mundo. Um mundo de concepção, maternidade, carinho e amor.

Hoje é dia de homenagear a sua onipotência e onipresença quase comparáveis às do nosso Pai Maior. E não é à-toa que este seu "Dia" tem o "Internacional" no seu meio, pela profundidade e importância do seu nome. A mulher merece.
A mulher é o modelo de beleza, de formosura, de inteligência e de bondade, independente da sua cor, da sua etnia ou da sua formação familiar. Como é bom admirar o andar faceiro da mulher negra com um sorriso branco no rosto, o olhar claro e brilhante da mulher loura com a sua presença marcante e o gingado da mulher morena cor de jambo.

A mulher não se destaca só pela sua beleza, mas também pela sua persistência e coragem. Aqui vão os nossos parabéns para a mulher guerreira que não desiste nunca, para a mulher empresária que vence desafios, para a mulher vitoriosa que não aceita a derrota e para a mulher que assume o papel do homem na chefia da sua família. Aqui vão os nossos agradecimentos para a mulher-mãe que nos carrega no colo até a fase adulta, a mulher-avó que nos embala para sempre e para a mulher-mulher que é a nossa companheira, amante, parceira e confidente.

Aqui vai enfim, um desejo profundo de enviar para todas elas (ah se eu pudesse!), flores perfumadas com dedicatórias que trouxessem o sempre belo sorriso feminino de que tanto gosto.
Como é bom ter uma mulher do nosso lado.
E SALVE ESTE DIA.
=======================================================

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 03/11/2015
Reeditado em 13/02/2018
Código do texto: T5436896
Classificação de conteúdo: seguro