O que de bom acontece com você?
Quando abordo meus clientes no início das sessões de Coaching a partir do segundo encontro, sempre pergunto se aconteceu alguma coisa boa nos últimos dias. Faço isso no intuito de iniciar a sessão com uma abordagem positiva resgatando sentimentos que elevem o astral.
Depois dos cumprimentos de práxis inicio a sessão interrogando: “_E aí aconteceu alguma coisa boa nestes últimos 15 dias?” Na maioria das vezes o cliente novato fica perscrutando suas memórias de modo a encontrar alguma coisa pra me responder. Alguns, já respondem de cara: “_Nada de mais!” ou “_Acho que não!” ou até mesmo depois de pensarem por alguns instantes dizem que nada aconteceu. Essas respostas são frutos de crenças que dão sustentação a ideia de que algo para ser bom deve ser extraordinário, maravilhoso. E assim ser digno de partilha.
Ante tal postura sempre faço uma intervenção.: “_Quando pergunto sobre algo bom que lhe tenha acontecido não precisa ser necessariamente algo extraordinário, mas coisas simples do dia-a-dia que tenha sido bom. Como por exemplo, rever algum conhecido, comer uma comida que aprecia; assistir seu time ganhar o jogo; encantar-se com o por do sol; alguém ter reconhecido seu trabalho; receber um elogio, etc.”
Depois dessa intervenção vem a memória coisas simples como essas e logo são partilhadas. Nesse momento percebo como a fisiologia da pessoa muda ao narra esses pequenos fatos, que chamo de pequenas alegrias.
A gratidão traz alegria verdadeira. Ser grato nada mais é que reconhecer. Quando reconheço coisas boas em minha vida, em meu cotidiano estou sendo grato. Os ingratos estão sempre infelizes, pois não percebem coisas boas em sua vida, em suas relações. Estão sempre a espera do extraordinário. Por isso são na sua grande maioria infelizes, carrancudos, pessimistas. Ao contrário, o grato sempre tem motivo para agradecer, reconhecer, encantar-se e alegrar-se. É um otimista, uma pessoa de fé.
Seja você uma pessoa grata, que reconhece nas pequenas coisas boas do dia-a-dia os mimos do Criador para com suas criaturas.
"E aí o que de bom aconteceu com você por esses dias?"