Agradecimento ao escritor Gilberto Martins
Aqui venho a público, tardiamente, agradecer ao escritor e coordenador do Projeto Palavra é Arte - Poesia, Sr. Gilberto Martins, pelo convite para participar de seu projeto com meus poemas, os quais, 15 deles foram publicados na 63ª edição, que para minha surpresa e satisfação foi dedicada à minha pessoa. Humildemente agradeço a homenagem e suas belas palavras. Os meus sinceros respeitos e meu abraço.
Julio Cesar de Amorim.
Dedicatória do livro:
"A poesia se identifica em todas as medidas como a própria arte, uma vez que ela sintetiza o que de mais significativo existe em todas as demais modalidades de expressões humanas.
A saudade, a angústia, o amor, a felicidade, a fé... E qual a fórmula mágica para se falar de tudo isso, fazendo uso do mínimo de palavras e do máximo de
sentimento? Quintana nos mostrou como fazer isso! Que nos perdoem a dança, a música, a pintura... Sem poesia nenhuma dessas expressões artísticas teria vida.
O poeta mexicano Jaime Sabines disse certa vez que a poesia é um acontecimento humano único, mas que podemos encontrá-la em qualquer parte, a qualquer hora, de forma surpreendente. “Nada é aleatório ou inconsequente. / Nada é eloquente ou incontestável. / Nada é mais belo ou comparável. / Nada....” (Depois do Paraíso). Ao lermos trechos como este dos textos de Júlio Cesar de Amorim percebemos que ele, com maestria, nos faz acreditar que a arte de fazer versos é tão fácil que até nós, simples amantes das artes e da vida, seríamos capazes de tal façanha.
Julio é essencialmente poeta, tem a alma daqueles que veem o mundo com olhos mágicos, que enxergam o mínimo e o transforma em máximo por meio de seus versos. Julio Cesar faz, às vezes, da dor e da angústia, como fizeram os grandes poetas, um celeiro para seus notáveis escritos.
Ao mergulharmos em seus escritos, na multiplicidade de seus temas, na precisão de suas palavras, temos a impressão de que somos seus velhos amigos, que o
conhecemos profundamente.
Por isso dedicamos a ele esta edição.
Gilberto Martins."