Um poema em cada árvore-Mobilização Nacional
Dia 21 de setembro de 2012 a Academia Mateense de Letras (AMALETRAS) realizou na Praça Mesquita Neto, Município de São Mateus-ES, o Projeto Um Poema em Cada Árvore (Mobilização Nacional), que aconteceu em diversas cidades brasileiras uma edição simultânea.
Iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como suporte de leitura.
Neste dia em que se comemorou o Dia da Árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia onde o povo está.
Idealização e coordenação: Marcelo Rocha
Assistentes de produção: Andréia Rodrigues de Carvalho/Roberto César Ribeiro Chaves
No Município de São Mateus-ES com o apoio da Academia Mateense de Letras, aconteceu na Praça Mesquita Neto – no centro da cidade.
Tendo como Articuladora Local a Acadêmica Eliane Queiroz Auer.
 Juntamente com o evento teve o momento musical com os alunos do IFES: Dominique Queiroz Auer, João Marcos Preato Deolindo, Tulho Martins dos Reis, Alenne Carolina Ponciano, a aluna do Colégio Conhecer Alice Auer e a pedagoga Lorraine Queiroz, onde se dispuseram a participar voluntariamente em apoio ao projeto.
Recebemos doações de livros de livros de poesias do poeta Mauricio Oliveira de São Paulo-SP (Adoração), dos poetas Valleria Gurgel e Luiz Diluna, (casal) escritores e poetas de Itabirito MG. (Onde rolam as cascatas) (Amor, Saudade e Flor). Através do Acadêmico e Secretário de Cultura livro do Poeta Deovanis dos Santos (Lições de Amor Proibidas), da Acadêmica Eliane Queiroz Auer (Entre Anjos & Poesias) e um livreto de Literatura Infantil de Eliane Queiroz Auer com participação do poeta Mauricio Oliveira (Impressão e Apoio Cultural Faculdade Integradas de Aracruz-FAACZ), para serem distribuídos durante o evento cultural.
Tivemos a presença de jovens de Ecoporanga-ES
 Depoimentos: ”Achei muito bonito.
·        Uma idéia para todos.
Literatura é para todos.
Não tem coisa melhor do que ler”
(Larissa Sabino-Ecoporanga-ES)
·        “Achei muito interessante pelo fato de incentivar as pessoas a lerem”.
(Aristeu Júnior)
·        “Projeto legal de incentivo ao jovem de escrever poesia. Sem cores não é poesia. Ela transmite paz”.
(Edimar Pereira Pinto -São Mateus –ES).”
·        “A proposta é muito sublime. ler é uma função essencial para a nossa alma, pois nosso espírito deleita, nossa tensão se esvai. È muito bom termos pessoas com as quais convivemos que escrevam, pois a escrita é uma recíproca entre autor e leitor.
Espero que você Eliane Auer tenha reconhecimentos nesse trabalho esplendoroso. Potencial você já mostrou que tem.Parabéns!Entre Anjos & Poesias muitas emoções são vividas. Sucesso!”
(Tulho Martins dos Reis. São Mateus-ES)
Contamos com as ilustres presenças da Acadêmica Beatriz Barboza Pirola e  da Presidente da AMALETRAS Marlusse Pestana Daher, e principalmente o público participante.
 Reunir escritores cuja produção tem valor humano, cívico e religioso é uma das finalidades da AMALETRAS, bem como irmanar-se com toda e qualquer iniciativa que se relacione com ações em favor do meio ambiente como dispõe a Constituição Federal.

Nossos agradecimentos a todos que colaboraram e  e prestigiaram o evento.


Eliane Queiroz Auer- Articuladora Local
(Diretora de Divulgação da AMALETRAS)