Brasil, profissão ingrata!

Duas histórias me chamaram a atenção:

*Um de meus professores falou que no Japão os alunos se levantam quando o professor entra na sala de aula e só se sentam quando ele manda.

Pergunta: Por que será que o Japão é um país desenvolvido?

Será por puro acaso? Tenho minhas dúvidas...

*Certo dia, um velho professor aposentado saiu para receber seu rico dinheirinho, que, cá entre nós, é muito pouco!

Assustado e com medo de ser assaltado, ele olha de um lado para o outro, e pensa: melhor voltar, vir outro dia... mas eu já estou aqui...

Dirigiu-se para o Banco, avistou um jovem mal vestido, roupas rasgadas, logo pensou: ele deve estar esperando alguém para roubar.

Ao se dirigir para a porta do Banco, o jovem mal vestido, chegou junto com ele, fez gestos para que o professor passasse na sua frente.

Ele agradeceu, passou, mas não tirou os olhos do jovem. "Ele já deve ter me escolhido para assaltar...." - pensou.

Na fila do caixa estava, portanto, o jovem atrás dele.

- Senhor, posso ajudá-lo?- diz a atendente.

Quase sem coragem, ele tira do bolso sua caderneta e entrega para ela. Pega o dinheiro, põe no bolso e procura sair rápido daquele lugar. Na saída o jovem está junto dele novamente.

"É agora que ele vai me roubar, vou chamar o guarda, mas ele ainda não me fez nada...".

O professor estava tão apavorado, que não viu um pequeno degrau a acabou caindo. Rapidamente o jovem o ajudou a se levantar.

- O senhor esta bem? Machucou-se?

- Não, não me machuquei, estou bem.

Confuso, o professor pergunta ao jovem:

- Meu jovem, quem te ensinou e ser tão bem educado assim?

- Ora, foi o senhor, professor.

- Eu não me lembro de você...

- Não está lembrado de mim? Sou o Pedro...

O professor finalmente reconheceu seu aluno.

Penso que o maior pagamento daquele velho professor foi saber que o trabalho de sua vida não foi jogado no lixo.

Essa segunda história é de uma ilustração. Sempre digo ao meu filho que um professor não é um robô. Ele tem sentimentos, dor, sente necessidades...

Muitas pessoas querem que seus filhos tenham uma ótima profissão e às vezes procuram o melhor colégio, idealizando uma boa profissão para eles.

Não se dão conta, porém, que a peça fundamental para que isso venha acontecer, independente da escola, é o professor. Às vezes vão às escolas reclamar dos educadores, mas em nenhum momento se colocam no lugar deles.

Nossas autoridades fazem leis, aprovam projetos disso e daquilo e os professores muitas vezes são esquecidos. Não se dão conta que foi graças aos professores que eles conseguiram chegar onde estão.

Quantos são os noticiários de que um professor foi agredido física ou verbalmente... E quando os agressores são os pais dos alunos, são noticias de doer na alma. Será que as mentes são tão pequenas que não percebem que os professores são peças fundamentais para que possamos nos desenvolver?

Caro professor, que por acaso esteja lendo esse texto, que Deus lhe de paciência e muita saúde. Você é muito importante para o nosso País.

Um abraço!

maria nair

MARIA NAIR
Enviado por MARIA NAIR em 14/07/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T3094120
Classificação de conteúdo: seguro