I Encontro de Poetas de Londrina- por Artur Palú Filho

Caríssima Senhora Elizabeth Vargas Marcondes, Poetisa Betina Marcondes dos encantos e reflexões coletivos...
 
        Permita-me, senhora, fazer uma breve e grande distinção entre a senhora Elizabeth, a Magistral organizadora do primeiro encontro de Poetas em Londrina, e a Poetisa Betina Marcondes que nos brinda e nos marca com seus maravilhosos poemas.
 
        À senhora Elizabeth quero louvar, enaltecer e agradecer pela brilhante iniciativa de organizar este Encontro de Poetas. São encontros como este que dão maior motivação para a produção artístico-literária. O ambiente onde nos reunimos era de tal porte poético que não foram poucos os que dali saíram inspirados para novas composições.
 
Confesso que tive vontade de me pôr naquele ambiente, por um período maior para poder embeber-me da beleza do recanto e das maravilhas de Deus, enquanto deixasse a imaginação correr e ficasse semeando letras, compondo a beleza dos traços do pensamento. Seria algo como um quebra-cabeça que se vai montando e exercitando o dom de escrever, reconstituindo os melhores momentos do caminhar, realizando marcos, deixando marcas, construindo bases, reconstruindo a vida.
 
E tudo isto - agora apenas Elizabeth – foi fruto do seu zelo no bem preparar, na maneira galharda de nos convidar, no jeito amigo de nos receber e na forma perfeita de nos fazer partícipes.
 
Não foi, contudo, apenas a mulher, a senhora Elizabeth quem compôs tudo isso. Foi, acima de tudo, a Poetisa Betina Marcondes que se abriga em seu ser. Era preciso mais... Era preciso mais que a mulher... era preciso a poetisa. E o trabalho se fez poesia e o resultado foi o encanto. Encanto que toca o coração... encanto que mexe com a sensibilidade... encanto que nos dá a certeza da existência de um bem maior. E foram muitos os que vieram – dos mais distantes rincões - para vivenciar o intercâmbio. Trouxeram suas composições, colocaram-nas em comum, repartiram-se experiências, criou-se a amizade, estreitaram-se os elos, viveu-se o amor.
 
Há quem diga que houve um custo. Se isto é um fato, louvado seja! Se não houvesse a participação de cada um, não teria havido o encontro, não haveria o encanto. E o custo se transformou em gosto. E o gosto era tanto que o custo foi o de ir embora e deixar ambiente, pessoas e evento tão marcantes em nossas vidas.
 
Parabéns, senhora Elizabeth, Poeta maior Betina! Parabéns pelo primeiro encontro! Brinde-nos com um segundo... Com os segundos... muitos... tantos quantos nossos corações possam suportar... tantos quantos nos possam inspirar... tantos quantos nos possam fazer viver a poesia... o amor... a vida... o dom de criar...
 
                                       26 de junho de 2010.
 
Artur Palú Filho
Apucarana – PR.
Membro Fundador da Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-Norte do Paraná.
ENCONTRODEPOETASEMLONDRINA
Enviado por ENCONTRODEPOETASEMLONDRINA em 12/07/2010
Código do texto: T2372969