SOBRE ANJOS E POETAS

– para Luciane Godinho da Silva.

----- Original Message -----

From: "Recanto das Letras" <recantodasletras@recantodasletras.com.br>

To: "Joaquim Moncks" <joaquimmoncks@brturbo.com.br>

Sent: Wednesday, October 15, 2008 3:12 AM

Subject: Contato de visitante

Assunto: Não gostei!

Nome: Luciane Silva

E-mail: lucianegodinho@ig.com.br

Mensagem:

Muito legal o teu site, entretanto não gostei deste semi-profissional! Um escritor é um escritor! Vá lá, meu pai costumava dizer, quem muito abaixa o cu aparece... rsrsrs... Brincadeira! Abraço! Luciane.

Estimada Luciane!

Agradeço tua visita em minha página do Recanto das Letras! Muito prazer em te conhecer!

Indo direto ao assunto: na verdade eu me deveria classificar como "amador", porque, em verdade, não passo disto.

Um amador com larga folha de serviços. Talvez para diferenciar dos novos e novatos, já que tenho mais de 35 anos de edição do primeiro livro, é que me identifiquei, no RL, como semi-profissional, porque poderia desgostar os iniciantes... Repito: somente por ser um experimentador contumaz, mas isto não quer dizer que seja profissional, porque não vivo do ofício de escriba, entendes?

Talvez eu morra sem chegar a viver da arte da escrita, principalmente por ser mais escritor de poemas do que de prosa com alguma possibilidade de ganhar dinheiro, ou seja, ganhos provenientes de direito autoral, para que, com ele, possa vir a sobreviver...

Num país que pouco compra livros, que tem poucas bibliotecas em cada cidade, e quando as possui, normalmente têm mínimos e precários acervos bibliográficos, como esperar que o povo tenha consolidado o hábito da leitura?

Ao demais, como fazer a classificação quanto à sensação de estranhamento, contemporaneidade estética, beleza e técnica na confecção dos textos? Somente ao leitor cabe esta função...

Primeiro: pra mim quem escreve não é o JM, e sim o seu alter ego. Aquilo que Fernando Pessoa, o mestre da lusografia e da lusofonia de nosso idioma apontou e que permite que eu venha a me identificar corretamente assim: Joaquim Moncks, ele mesmo, o outro...

Mas é bom quando os leitores brigam comigo porque me autodenomino "poetinha" e, agora, por tua verve escrita apontando o erro, a inconveniência de me autodenominar "semi-profissional"...

Sou-te muito grato. Não me preocupa muito que venham a aparecer os fundilhos... Poetas são anjos espirituais...

Lembras do Anjo Malaquias, do Quintana, aquele que tinha as asinhas na bunda e que voava meio de lado, de esguelha, em vôos muito curtos? Parece-me que o MQ, na sua simplicidade, fazia uma alegoria de si próprio...

E como anjos não comem, não podem vir a excretar... Portanto, não têm órgão excretor, o famoso cu...

Aliás, é o que sempre ficam a reclamar os comerciantes e as fábricas de papel higiênico, material de primeira necessidade que, por sinal, anda muito caro...

Dizem por aí que, para compensar, em breve será apresentada uma campanha publicitária, em nível nacional, que terá o anjo Malaquias como principal protagonista...

Teu velho pai estava correto somente quanto aos que estão neste mundão sem fronteiras, penando com o que é posto nas suas cabeças pelos Anjos que escrevem e falam...

Um beijo muito fraterno do poetinha JM.

– Do livro O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2008.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeagradecimento/1230042