COMENTÁRIOS SOBRE A CRÔNICA " A CAMINHO DAS ESTRELAS".

Bom dia, Victor Jerônimo, bom amigo.

Aqui lhe respondo quanto a 'utopia', acrescento algumas informações que fundamentam a minha crônica e declaro não ter nenhuma pretensão de ser 'dono da verdade', mesmo porque eu sou agnóstico.

Considero natural que no Universo haja vida, e também vida inteligente, em uma infinidade de 'moradas'. Vida é conseqüência das interações e entrelaçamentos resultantes do crescimento da complexidade da matéria. Inteligência resulta da necessidade de adaptação da vida ao meio em que se desenvolve, organizando e reduzindo a 'entropia'. E o Universo tem, ao que se diz, 13 bilhões de anos. Da matéria que se supõe existir no Universo, o homem conseguiu explicar apenas 5%, daí o campo aberto para as probabilidades...

Também com a mesma 'naturalidade' não considero ser um imperativo para a vida buscar ou conquistar outras moradas, embora a inteligência possa indicar esse caminho. A vida, como ela é, desaparece com o desaparecimento do seu habitat. E vale Gaia.

Transcrevo duas respostas aos comentários que recebi no Overmundo:

*********************************************************************

Que Lua é taurina, Pati? rs Essa aí de um planetinha que gira em torno de Aldebarã? Aldebarã é um forno, 38 vezes maior que o Sol, 150 vezes mais luminosa, isso considerando os números mais modestos. Aqui na Terra discute-se a elevação de temperatura de 2 a 3ºC que seria o fim do mundo. O homem não vive em temperaturas maiores que 60ºC. Venus é planeta - temperatura de 464ºC, Marte é gelado - quase não tem atmosfera - pressão atmosférica de 0,75% da nossa na Terra.

É melhor mesmo ficar olhando a Lua aqui da Terra e cuidar bem do nosso planetinha que era azul.

beijo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldebar%C3%A3

Olha aí como o Sol fica amarelinho perto dela. rs.

http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_%28planeta%29

aqui um efeito estufa que se respeite. rs.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(planeta)

Isso sim é um pedregulhão.

Marco Bastos · Salvador (BA) · 26/4/2008 22:13 alerta

Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?

Sua opinião:

---------------------------------------------------------------------

Viu, Pati? Falei ali de Vênus e Marte porque são os planetas vizinhos à Terra. A Próxima-Centauri é a estrela mais próxima (!!!) da Terra - 4,2 anos-luz. Veja só que distância grande:

(4,2 x 365 dias x 24 horas x 60 minutos x 60 segundos x 300.000 km/seg / 40.074 km diâmetro da Terra) = 991.549.633, ou seja, para alcançá-la deve-se percorrer uma distância de quase um bilhão de voltas em torno da Terra. Para quem outro dia (filme de 1956) ainda falava da Volta Ao Mundo em 80 Dias (do Júlio Verne), é muito chão para andar ou céu para voar, não é não? À velocidade das Pioners 10 e 11, (12,2 km/s em 2005, mais de 30 anos depois de lançadas) percorrer essa distância daria o tempo de 103.279 anos e para o homem que vive agora em média 72 anos, também parece muito tempo...eu acho.

Enfim, tudo isso é ótimo para desenvolver ciência e engenharia e também para pensarmos que é muito pouco provável que o homem encontre no Universo uma "casa" melhor que a nossa, mesmo que andar de ônibus, carro ou metrô seja muito estressante. Considerando isso, que não vamos chegar a lugar nenhum, e já que velocidade não é a solução, voltar ao tempo das charretes, rítmo de vida mais compatível com a vida humana, passa a ser uma alternativa a ser melhor analisada. rs. Já pensou, todos os recursos e o conforto da modernidade, e a vida e as cidades ao rítmo da belle-époque?!!! E viva Jorge Amado, Thorstein Veblen e Domenico de Masi, do Ócio Criativo e das Sociedades Ociosas, porque parece que a Bahia está no bom caminho. rsrs.

bjs.

Marco Bastos · Salvador (BA) · 26/4/2008 23:36 alerta

Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?

Sua opinião:

*********************************************************************

Então, Victor, fiquei muito feliz com a sua intervenção e também com os comentários e discussões que aconteceram no Overmundo quando publiquei lá essa crônica. Caso queira conhecê-los acesse: http://www.overmundo.com.br/banco/a-caminho-das-estrelas-1

Grande abraço.

Marco.