A partilha

- Reuna todos os discípulos, disse o mestre ao seu auxiliar

Imediatamente, foram reunidos em uma grande sala todos os discípulos que aquele mestre orientava.

O mestre entrou na sala, sorriu , assentou-se na frente dos discípulos e perguntou:

- Qual é o tema de hoje?

Os discípulos estranharam a pergunta do mestre, pois normalmente todos os temas eram definidos em função das situações vividas por eles dentro dos limites do templo.

Fez-se um grande silêncio.

Um dos discípulos então perguntou:

- Mestre, qual a importância do trabalho interno? Ele é mais necessário que o trabalho externo?

O Mestre, então perguntou:

- Trabalho interno é o que fazes para si e externo o que fazes para os outros?

- Sim, é exatamente isso Mestre, respondeu o discípulo.

O Mestre, ficou pensativo uns instantes, olhou para todos os presentes e disse:

- Na chegada de vocês a este templo, não poderíamos falar de trabalho, pois vocês não se conheciam o suficiente para saber, em sentimento, qual é o seu trabalho. Iniciava se o trabalho interno , pois passaram a viver isolados do mundo, buscando a superação de si mesmos, a compreensão do que são, o afloramento do verdadeiro EU. Hoje, percebo pelos olhares que muitos, já se conhecem , já compreenderam a sua verdadeira natureza, refinaram suas qualidades e seus defeitos, permitiram o afloramento do EU.

O mestre fez uma pequena pausa e continuou:

- Aos que ainda não alcançaram a compreensão de si mesmos, nos moldes ditos anteriormente, digo que a luta deve ser constante, pois a vitória é doce e permanente, os que alcançaram os portões da vida estão abertos, vão e partilhem........

Os discípulos se entreolharam enquanto o Mestre continuava a dizer:

- Não há trabalho mais importante ou menos necessário, ambos se completam, pois o que há fora é reflexo do que existe dentro. De que adianta sentir Amor, se o mesmo não aquece os corações ao meu redor? De que adianta a alegria, se ela não ameniza a tristeza a minha volta ? De que adianta sentir-se harmônico, em paz, se este estado não harmoniza e pacifica o universo ao meu redor?

Mediante o silêncio dos alunos o Mestre terminou dizendo:

- Há muito o que pensar, dirão vocês, porém há muito mais o que fazer. Os que se estão preparados já receberam o chamado e partirão. Bem aventurados são em sua jornada, pois só EVOLUI quem ajuda o outro a EVOLUIR.....

Após dizer estas palavras o Mestre se retirou, enquanto seus discípulos iniciavam um debate a respeito do que havia sido dito.