EM DEFESA DA MADRASTA

Os últimos dias trazem nos noticiários o crime hediondo onde foi vitimada uma criança, cuja vida começava e ainda, mal teve tempo essa menina de conhecer o lado bom das pessoas e do mundo.

Mas, toda essa história traz ao nosso imaginário a figura do maléfico; quando a vida está ruim, quando as coisas não andam bem, chamamos de “vida madrasta” o caos em que estamos inseridos...e por ai vamos.

Muitos teóricos já foram para o vídeo e os noticiários para tecerem comentários sobre os fatos e para nos lembrarmos das figuras aterrorizantes das madrastas que povoam nosso imaginário infantil. Temos aquela da Branca de Neve, que tentava matá-la ,temos a da Cinderela ,que atormentava sua vida ,juntamente com suas filhas, e outras tantas histórias, colocando a figura da madrasta como a vilã da história.

Entretanto, há madrastas e “madrastas”. Eu posso citar alguns exemplos de abnegação,carinho, amor e dedicação de mães “postiças” que são verdadeiros anjos da guarda de filhos que lhes chegam, por vias transversas , ou por união amorosa através de relacionamentos em suas vidas.Enteados que amam suas madrastas e padrastos com respeito e admiração.

Por isso esse pequeno texto. Hoje eu defendo a madrasta, posto que sou , com orgulho, uma delas. Com minhas qualidades e defeitos, como todos os seres humanos, durante décadas. Bem sei como é difícil e ao mesmo tempo gratificante, vermos crescer essas criaturinhas que não colocamos no mundo, mas que se transformaram em filhos de alma e coração.

Obviamente, estou aqui na defesa do amor e do respeito, daquele respeito, que cultivamos, recebemos e transmitimos pelos laços de fraternidade com os quais fomos enleados em nossas vidas.

Mães e filhos, madrastas e enteados podem levar a bom termo suas relações, seus conflitos pessoais e particulares, mas o carinho permeia sempre essas relações.

Hoje quando vejo Bruno e Camila, já postos na vida, com suas próprias famílias constituídas eu penso: ali há minha participação. Embora eu tenha me separado do pai deles, nosso vínculo de amor permaneceu indissolúvel, meus filhos os consideram irmãos e apadrinham uns os filhos dos outros.

Essa é a verdadeira relação que deveria permear os relacionamentos entre todos os seres humanos e, apenas por isso, tomei a defesa desse ser hoje tão discutido e combatido: a madrasta.

Os noticiários vão nos bombardear ainda com as noticias da morte daquela flor, colhida do jardim da vida de forma tão drástica, entretanto, não poderemos nunca generalizar essas relações.

Assim como há mães que jogam filhos na rua, em lagoas, nas latas de lixo, e pais que agridem, abusam sexualmente de suas crias e mais um sem número de crimes, há madrastas e padrastos que são capazes de muita crueldade, como estamos vendo nesses últimos tempos.

Mas, hoje , aqui e agora, peço vênia, para nós as madrastas que somos até chamadas de BEMdrastas, carinhosamente por nossos filhos de alma e coração.

A todas as bemdrastas desse mundo meu carinho e admiração ...e pedimos a Deus que ajude a não manter impunes aquelas e aqueles que são capazes de atingir de forma tão violenta, um ser que mal chegou nesse planeta azul.

Um beijo sonoro aos meus amigos e leitores e um afago especial para as madrastas do bem!!!!

.