Segredos da Vida

Em certa época, um viajante em busca da sabedoria, chegou a um vilarejo situado em uma região montanhosa, onde segundo informações que lhe foram dadas residia um grande sábio.

A casa desse sábio ficava no alto de uma montanha, cujo caminho era estreito e pedregoso. O viajante depois de repetidos esforços conseguiu chegar a casa do sábio.

- Bom dia, disse o viajante.

- Bom dia lhe respondeu um senhor gordo e calvo, com um ar de tranqüilidade.

- Vim de muito longe para conhecer os segredos da vida, os quais segundo me informaram o senhor conhece muito bem, disse o viajante.

- Seja bem vindo e fique o tempo que quiser o meu conhecimento, se for do seu agrado, está ä sua disposição.

Assim feito, o viajante se estabeleceu naquela casa com a certeza que ao sair dali, teria o domínio completo sobre os segredos da vida.

Na manhã seguinte, ao acordar o viajante percebeu que naquele local funcionava uma padaria, cujos pães já havia experimentado ao chegar ao vilarejo. Foi convidado pelo dono da casa a conhecer e aprender a fazer pães seguindo uma tradição de longo tempo.

Os dias foram se passando e o viajante dominou tão bem a arte de fazer pães, que já não necessitava mais de ajuda, pois não só conseguia fabricar uma quantidade maior de pães, como havia criado novas receitas, diversificando a produção.

Um dia cansado, após o retornar do vilarejo, aonde ia todos os dias distribuir o pão entre os pobres do vilarejo e trocar junto com os comerciantes, por artigos que necessitava disse ao dono da casa:

- Vim aqui, porque acreditei que você iria me ensinar os segredos da vida, porëm tudo o que me ensinaste foi fazer e distribuir pão, disse o viajante.

- E o que é o segredo da vida? Perguntou o dono da casa

Antes que o viajante respondesse, em meio a um sorriso largo disse:

- O grande segredo da vida que tanto procuras, consiste em misturar os ingredientes que você tem dentro de si, na quantidade que o teu coração indicar, levando ao forno do amor, transformando tudo em alimento que saciará a tua fome e a fome daqueles que encontrares pelo caminho.

Ao ouvir aquelas palavras, o rosto do viajante se transformou, um enorme sorriso surgiu, pois o grande segredo da vida fora revelado.

Após um breve silêncio, o dono da casa disse:

- Vá e distribua o pão, alimente os que têm fome. e conhecerá a PAZ., pois só recebemos quando aprendemos a doar.