MENSAGEM DO LIVRO DE 2004

Mensagem:

Existe um momento em que olhamos para trás e eis que notamos qual o propósito de se compor e, ao além, o complexo significado do eterno seguir adiante.

Nanny: agora sem você, o quarteto irá se manter fidedigno à essência sem temer ser desacreditado ou mesmo ridicularizado; sem nos importar com o quão possa nos julgar soberanos e radicais. A crueldade, a mim, inúmeras vezes foi apresentada e imposta... Padeci e ressurgi cada vez mais poderoso.

Ah, amiga Nariane Cassalho Rosas (minha ex-musa e agora nossa ex-parceira): às margens dos nossos destinos, agora, a deixaremos. Mas com você ficarão o nosso jeito único de conduzir o viver e, também, a esperança de que seja muito feliz em seu casamento, ao lado do homem que escolheu para ser seu companheiro de toda vida...

Gênio, maluco, revolucionário, inocente, manipulador, amigo, líder nato, sensível e incorrigível romântico: não importa a forma como analisam em mim a pessoa de Marcelo Guido... Irá me valer tão unicamente que minha luz aliada as de Big Foot, Leka e Buraco venha a incendiar vivências com criatividade e eloqüência jamais antes vistas...

Assim, com minha permissão, surgem POEMAS PÚRPUROS 4 (A CÚPULA DOS SENTIMENTOS MISTOS) para cederem conforto a um ou mais corações, com a expectativa de manter a bela qualidade dos poemas púrpuros passados, pois nem todo recomeçar é tão elementar quanto processe a inicial vista. Correlaciona-se aos laços circunstancialmente envoltos em estreitos tão delimitadores que condicionam um devaneio tão suave enquanto formos nós quatro compositores da alma para a alma.

Os Poemas Púrpuros não mais serão os mesmos... Far-se-ão o essencial dos escritos destas almas tão únicas... Tão nossas...

... Recentemente ouvi que as poesias estão em franco processo de decadência e de extinção. Ousadia a parte, sou tomado por um sentimento de ceticismo tocante ao comentário em tela. Piamente. Acredito que este gênero muito mais difundido ainda será por todos aqueles que almejam transmitir suas mensagens e vivências, bem como por aqueles outros tantos (e são muitos!) que necessitam destes cálices de conforto em versos e estrofes que analisam e propõem alento aos calejados anseios por uma sina mais justa e serena.

Ficaremos, então, felizes e honrados pela conclusão deste que pretendo que seja o derradeiro e definitivo livro com a perspectiva de que os lírios que sobreviveram à estiagem nos campos possam obter a revanche para que o êxito se cumpra ao vingar todas as mazelas dos irmãos poetas e leitores. Pessoas que diariamente lecionam prol ao Amor, sempre face à desonra.

Prata, Sombra, Sedução e Esperança: Por Nanny e, agora, sem a mesma... Poetas por toda vida.

Do centro de nossas almas!

Van Lyra, Big Foot, Leka e Buraco

Ano de 2004.

Van Lyra Knight Fire

MINHA HOMENAGEM A

WESTLIFE

É impossível falar em poemas púrpuros sem mencioná-los. Suas músicas com letras baladas inspiraram-me ao máximo. Uma relação de cumplicidade com desconhecidos que sequer sabem que existe num país do sul das Américas um tal de “Guido Van Lyra” que teve em suas canções os tema de algumas musas e de circunstâncias das mais diversas como as vividas em POEMAS PÚRPUROS.

Assim como Bryan, Nariane não mais está conosco. Dois quintetos que foram forçados a ser quartetos para seu crescimento final. Mas perdurará a amizade e todas as emoções vividas em anos de companheirismo, devoção, amizade e paixão.

Os cantores são poetas que com partituras desempenham a poesia aos corações verdadeiramente humanos. Os poetas são cantores que no silêncio de cada melodia aliviam a dor daquele que nada mais tem a não ser a esperança de que um dia sua agonia vai findar e que a crença não foi em vão.

Sempre LEÕES DE SHERRYATT. Sempre, também, WESTLIFE!

Guido, Danilo, Aline e Kleber

Abraços mil a todos que cooperaram na elaboração deste trabalho e também aos que serviram como base de inspiração para POEMAS PÚRPUROS 4 – A Cúpula dos Sentimentos Mistos... Diferente de outras vezes, não direi nada mais do que isso.

Com Poemas Púrpuros eu fui feliz... Muito mais do que poderia imaginar naquela noite estrelada em SENADOR AMARAL/MG ao primeiro dia daquele que foi um ano tão ímpar e inesquecível para minha história.

Um legado se formou conforme relataram os quatro livros. Amizades se perpetuaram por toda vida, assim agradecimentos em particular aqui se fariam até injustos, visto que eu poderia me esquecer de alguém... Todos foram imprescindíveis: dos inimigos, passando pelos banais e chegando aos que transformaram minha vida em luz e euforia.

Uma vida de ilusões mista às realizações impossíveis: a primeira vista foi a tônica do período 1998-2004. Com a passagem de meu pai para outro plano, adquiri a maturidade forçada que será positiva algum dia... Todavia seja no momento dolorosa e maciça.

Como a vida é cíclica, a Equipe perdeu Nariane. Fatos inevitáveis: todos sabíamos que há a hora do iniciar, do refletir, do restaurar e, enfim, do encerrar... Aline, Danilo e Kleber também já possuem vidas próprias, razão pela qual deverão seguir seus sonhos e tentar alçar vôos inéditos... Sou grato aos meus quatro irmãos que considero estarem no mesmo patamar cultural e ideológico ao meu. São gigantes que se superaram e mostram hoje o seu real valor. Amo vocês do ínterim deste coração.

Um sonho acaba. Outro surge... Poemas Púrpuros do meu coração: é a hora dolorosa da despedida que não se pode negligenciar.

Adeus meus versos e estrofes que contaram um pouco de minha personalidade. Que revelaram um lado que eu mesmo desconheci. Que provaram para a mente do Competidor Cultural, CAMPEÃO MUNDIAL DO CIRCUITO CULTURAL DO LÍRIO, que havia uma pessoa doce oculta por trás da mecânica do Megapower que se propôs unicamente a ser um vencedor em 1997. Ele conseguiu, mas ao notar que faltava alguma coisa, Deus me presenteou com o que havia de melhor em mim... Com aquilo que melhor retratava meus sentimentos.

Graças ao Senhor Deus por tudo isso. Como dizia Patrícia: “Deus tem um propósito para cada ser vivente”. Ela acertou: hoje, tarde demais, percebo isso.

Enfim, com os poemas púrpuros eu fui um pouco mais Marcelo Guido. O mesmo que se despede e aguarda que a paz e o amor não sejam apenas ideologias, mas sim uma prática a renovar diariamente a alma de cada um para seus compromissos do dia-a-dia e, sobretudo, para o encontro com o Senhor Deus que inevitável será.

Hoje percebo o quão feliz sou. Cada momento é único... Uma dor de hoje serve pra crescer amanhã e uma alegria do instante serve pra consolar na tristeza que insistir em existir...

Valeu cada instante que passei nestes anos! POEMAS PÚRPUROS: muito grato ao eterno ser-lhes-ei!

Marcelo Guido Pereira Noronha de Oliveira

Van Lyra

Rua Minas Gerais,65

Itapeva/MG

(35) 3433-1538

(35) 3433-3338

(35) 8815-8009

E amigos:

Aline Baião da Rosa – Leka

(São Paulo/SP) - (11) 3915-5003

Danilo Ferreira Vasconcelos – Big Foot

(Camanducaia/MG) – (35)

Kleber Aparecido Rosa – Buraco

(Camanducaia/MG) (35) 3433-1044// (35)9924-6016