MENSAGEM DO LIVRO 2000-2001

Nosso Melhor é aquilo que desponta dentro do sentimento mais intenso e que reprimimos, às vezes, em vão...

Nosso melhor está no “autêntico”, em cada gesto que não podemos prever... No modo, nada convencional de enxergarmos um futuro... E de irmos lá (atrás do horizonte) buscá-lo...

Nosso melhor está no beijo mais ardente das paixões, nas silenciosas lágrimas perpetuadas no fel da tristeza... Na intensidade da vontade pueril do “jamais desistir”.

Nosso melhor, enfim, está nestas almas que se refugiam... E peraltam...

Nesta compilação de número “dois” - redigida entre janeiro de 2000 e dezembro de 2001 - desfila uma inconstante variação estilística na obra de Marcelo Guido (ou Van Lyra), fato esse que, grosso modo, afetou também os caracteres sumários de Aline Baião, Danilo Vasconcelos, Kleber Rosa e Nariane Cassalho. Saiu de cena o sentimentalismo inocente e instalaram-se estéticas eximiamente mais severas e realistas.

... Bem, isso perdurou até ressurgir a (já amadurecida pelo tempo) Luana Monteiro (Itapeva/MG). Por outro lado, Kely Beker e Diviane Rodrigues protagonizaram um incrível impasse buscando obter do Van Lyra a prioridade ou não do Amor e da Amizade, respectivamente (ou de ambos).

Mesmo assim, mantiveram-se os análogos objetivos traçados em “POEMAS PÚRPUROS – O Melhor de Minha Alma”. Portanto, os Cinco Sacros Lírios de Madrid com seus amigos publicamente lançam POEMAS PÚRPUROS 2: Hades & Éden, livro esse que acrescentará, indubitavelmente, amplo crescimento a cada um, tornando-os escritores mais humanos e, consequentemente, mais versáteis.

“Um poeta é aquele ser que opta pela árdua lição de iluminar os corações do mundo em seus mais íntimos momentos, sobretudo em seus instantes de derrota. Ele é o salvador que necessita do resgate para compreender a condescendência da angústia que penetra sua alma para não mais almejar sair”.(Hernani Lecci Sanches /1977).

Nesta obra a Equipe mesclou estilos e consegui, de certo modo, impor suas tendências e coexistir as múltiplas variações de suas principais peças.

A dor inicial deste período converteu-me em guerreiro sendo que, após a Conquista do Mundial cultural do Circuito Cultural do Lírio, voltei-me às origens e regressei à EE. Virgínia Marcondes Escobar e busquei realizar sonhos. O Grêmio da Articulação da Restauração da Responsabilidade e do Amor (GARRA) foi o maior de todos eles... Infelizmente tudo não foi só flor, mas contribuiu para que eu amadurecesse como competidor poeta e como homem.

No amanhecer do ano de 2000, uma nova perspectiva formou-se e seu cumprimento não veio... Patrícia destruiu-me três vezes num mesmo ano: Inicialmente, em Março, ela me ofertou a chance de ser feliz e, na Hora H, se foi como miragem e chorei... Em Agosto, sua irmã Paula Santos de Araújo, com o auxílio de Evanilda (diretora da EEVME) me derrotou na eleição do Grêmio Estudantil da ESCOLA e eu não pude usar as mesmas armas incorretas por ainda amar Patty... Por fim, em Novembro com uma Notificação Judicial para não publicar meus livros, Patrícia deu o golpe de misericórdia que matou a alma do Guido Van Lyra.

Contudo a essência da Fênix sobressaiu e a força do meu intento vingou a dor no fim da estrada. Foi intensa, dolorida e vital essa fase tão difícil.

... Aqui, na FONTE DO ITORORÓ, na minha Morada das Águas, aproveito o ensejo para prestar honrarias às quatro pessoas que comigo caminharam desde os primórdios, sendo que, embora rumos distintos tenhamos tomado desde aquele 01/JAN/1998, a fidelidade e a evidência da honra jamais se negligenciaram à existência. Minha gratidão faz-se mui justa, pois exprimir meu carinho por Aline Baião, Danilo Vasconcelos, Kleber Rosa e Nariane Cassalho é tão fácil que terminologias são desnecessárias, contudo doravante benvindas...

Em tempo, há de se esclarecer a única diferença básica entre Patrícia Araújo, Luana Monteiro e Kely Beker: o limite entre o concreto e o abstrato.

... Patrícia será o meu maior legado de sonhos, o qual Michael Bolton revive em lindas e trágicas recordações de 18/FEV/1998 a 24/JUL/2001 com suas canções em seus Álbuns GREATEST HITS (1985/1995) e em TIMELESS 2. O sofrimento com o qual Patty me presenteou não dá para ser esquecido e nem o deverá. Esse é o meu antídoto e a fórmula que me fez crescer como homem e jamais me irei autotrair e regressar para aquela que tanto mal me causou simplesmente porque meu coração, um dia de outrora, ousou amá-la como a outra nenhuma...

... Luana Monteiro foi a menina que me salvou da morte, literalmente... Com a desilusão da Era Patty, nada me restava e, eis que do Cosmo ela surgiu e extraiu de mim o maior dos meus pesares. Contudo, conforme eu viria saber bem posteriormente, já havia alguém em sua vida e - que aquilo para mim foi uma linda e curta saga de paixão e entrega - para ela foi um lapso fortuito do qual por tempos eu mesmo quis ocultar. Com seu regresso, no entanto, acendeu-se a chama e inegavelmente sua presença ainda causa-me bem e permite com que eu desenvolva o melhor num espaço tão ínfimo que chego a me surpreender... Deter os meus melhores sentimentos esteve em suas mãos, contudo ela não soube aproveitar a oferenda e outra pessoa mais sábia surgiu para verdadeiramente me amar. Esta sim, não era uma simples substituição: Aparecia a mulher que iria deter algo que nem mesmo eu poderia compreender. Era o marco do início da última fase deste Poeta-Compositor.

... Kely Fernanda Beker da Rosa: Aguardei uma vida para ter esta dádiva e, de modo tal, sinto-me excessivamente feliz e honrado em ser o Legítimo Senhor deste meu Destino e por tê-la ao meu lado. Mas, com a felicidade, vem a responsabilidade a cada segundo que respiro, pois não mais sou sozinho e minha tristeza faz-se a tristeza para Kely e minha alegria para ela é júbilo, valendo-se a recíproca para mim: Convivemos como que se nos conhecêssemos há muito tempo, talvez num anterior haver e isto me faz um bem tão intenso que não consigo me imaginar abrindo mão desta fase e de sua presença física e de Musa Inspiradora. A fidelidade torna-se, então, um preceito importantíssimo e eu não abdico desta doutrina por nada em meu haver.

Que essas vivências, de alguma forma, iluminem corações carentes e que a energia dos Lírios estejam em todo o canto quando minha poesia não mais se fizer presente. Com essa intenção, dedico esta unidade para todos os que amam e para aqueles que acreditam no milagre que ronda a paixão. Mesmo que o destino seja trágico... Como comigo o foi nos princípios de 2000.

A Equipe Leões de Sherryatt traz toda a força de sua composição e, apesar de algumas derrotas, certamente foi de brilhante competência no cumprimento de suas metas diretrizes. Ela é o retrato fidedigno da capacidade dos seres humanos de aliar suas metas comuns (convivendo de modo coerente) e de adquirir carinho, cumplicidade, respeito, confiança e perspectivas mesmo quando o barco sofre em meio à tempestade que, à primeira vista, parece invencível... Meus irmãos, meus amigos, meus amores: Eu sou-lhes eternamente grato e mais ainda... Algum dia, nossos filhos e netos muito ouvirão sobre os jovens que desafiaram as próprias adversidades e que, ao fim, consagraram-se heróis uns dos outros perpetuando o Legado dos Lírios de Madrid com muita concentração, força, decência e ternura.

Não aprecio dizer adeus... Digamos, tão somente, que se faz a minha hora...

Foi belo demais: Aquilo tudo que em 01/JAN/1998 sonhei realizar e que, com a graça do Senhor Deus, com meus maravilhosos amigos e com minha dedicação, neste momento, convicto, eu o realizei.

Com a ternura do Lírio que jamais se calou

"Em nome de Deus muitos feitos grandiosos foram feitos... Comigo, ao contrário, em nome do Senhor Pai Maior fui destruído e agora um pouco do meu fragmentado coração reergue-se para dar graça ao almejo mais puro que este coração para si quis: a paz ao lado de meus amigos e de um amor que, evidente, jamais terá a luz do encanto da Beleza daquele meu comportamento Santo."

MARCELO GUIDO VAN LYRA

Quinta-Feira, em 31 de Janeiro de 2002

Em SÃO PAULO/SP – na final da Liga Mundial contra Nayelly

(pensamento para Patrícia Santos de Araújo: seu amor-mor)

... Amem, sejam aquilo que vocês quiserem e acreditem ma força do amor, da amizade e da justiça. Sempre ergam suas cabeças e visualizem a beleza no horizonte e criem força no infinito para buscar a vitória e a consagração final.

Tal qual afirmou Pricila Aparecida Borges: “Não existe nada que um sonho não consiga buscar para agradar os anseios de um anseio justo e verdadeiro...”, aí vão meus sentimentos finais:

Carinhosamente.

MARCELO GUIDO

( VAN LYRA )

P.S..

MARCELO GUIDO P. NORONHA DE OLIVEIRA

(Van Lyra)

TRAVESSA TIRADENTES, 47

CENTRO – CAMANDUCAIA/MG – BRASIL

CEP: 37.650-000

RUA ASSIS MONTEIRO, 94

CENTRO – ITAPEVA/MG – BRASIL

CEP: 37655-000

Telefones: (0 ** 35) 3433-1538 / 3433-3338

P.S. TERMINAL:

Adeus!

E valeu por todos

Os momentos!

MARCELO GUIDO VAN LYRA.

& Equipe Leões de Sherryatt

2000/2001

CAMANDUCAIA - MG