MENSAGEM DO LIVRO 1998-1999

Nosso Melhor é aquilo que desponta dentro do sentimento mais intenso e que reprimimos, às vezes, em vão...

Nosso melhor está no “autêntico”, em cada gesto que não podemos prever... No modo, nada convencional de enxergarmos um futuro... E de irmos lá (atrás do horizonte) buscá-lo...

Nosso melhor está no beijo mais ardente das paixões, nas silenciosas lágrimas perpetuadas no fel da tristeza... Na intensidade da vontade pueril do “jamais desistir”.

Nosso melhor, enfim, está nestas almas que se refugiam... E peraltam...

Faz-se esta uma compilação de poemas redigidos entre os anos de 1998 e 1999 por uma equipe que tem em Aline Baião da Rosa, Danilo Ferreira Vasconcelos, Kleber Aparecido da Rosa e Nariane Cassalho Rosas os mais perfeitos coadjuvantes para a obra de Marcelo Guido, ou simplesmente Van Lyra, em quem se centraliza a maioria absoluta de poesias.

De modo tal, objetiva-se a oferecer ao leitor um livro com a qualidade condizente com aquilo que se aguarda da literatura contemporânea, sem existir, contudo, a abstinência a um estilo próprio e, às vezes, ousado e inovador.

São com resoluções que LEÕES DE SHERRYATT vêm a público lançar o capítulo inicial da saga dos Cinco Poetas e seus leais amigos que desde 1998 se propõem à exposição, de maneira explícita, das suas ideologias e emoções.

Nesta obra, a Equipe buscou sua aprimoração sendo que ficará para cada jovem poeta o único legado das nossas vidas que se faz tão justo e necessário agora.

Juventude e Saber se conjugaram para reverenciar todas as facetas do Mágico Sentimento tantas vezes aclamado nas poesias mais singelas confeccionadas na Morada das Águas (FONTE DO ITORORÓ - CAMANDUCAIA/MG).

Com ambíguo sentimento, afirmo que está decretada a fase da compilação dos POEMAS PÚRPUROS (1998/2002), permanecendo todas as boas recordações de felicidade que redigi junto com os meninos-legados, simbolizadas em frias madrugadas camanducaienses, quando portava uma manta e preparava composições na FONTE DO ITORORÓ. Este local que, carinhosamente denomino como Morada das Águas, foi palco dos principais capítulos de minha saga com Patrícia. Por isso, vem a tristeza por eu saber que nem sempre foram tomadas as decisões certas. E ambos nos condenamos à solidão...

Cumpriram suas metas meus Poemas Púrpuros em 1998 ao expressar os ideais da turma, desde seu início quando Aline, Kleber e eu (e mais tarde também Danilo e Nariane) nos unimos para perfilar em estrofes as pessoas que se tornavam mais fundamentais das nossas vidas. Também foram homenageados inúmeros amigos e circunstâncias, além de minhas autodedicações que também concederam o misto do êxtase aliado ao pranto mais sentido.

... Talvez, por isso, a essência deste trabalho resume-se em duas palavras: queda e reascensão. Sobretudo durante o ano de 1999 em tudo ocorreu em minha vida. Amei e não fui amado... Não amei e fui amado...

Danilo e Nariane acrescentaram-se às presenças de Kleber e Aline e tornaram-se imprescindíveis para minha saga naquele período.

Muitas garotas perfilaram nessa obra: Nariane, Pricila Borges (talvez meu amor mais coerente, ou não...), Sílvia, Dominique, Carla, Vanessa... Foi aí que sucumbiu Luciana e os céus presentearam-me com Andréa de Oliveira Fernandes – a Andy.

Enfim, 1999 foi um ano importante em excelência para mim e os Lírios. Foi uma época embalada por Backstreet Boys, ofuscando um pouco do fascínio exercido sobre mim pelas canções Michael Bolton em 1998... Muitas dúvidas pairaram. E, do ponto mais benquisto do meu passado, uma grandiosa amiga-amada regressou: Mitiê (de novo) me salvou, devolvendo-me a euforia e muito da essência de menino que havia em mim antes de surgir Patrícia...

Estas circunstâncias, certamente, influenciaram os poemas: Estilos depressivos de Danilo/Nariane e a essência realista do Guido/Kleber/Aline que me abrangeu, convergiram Poemas Púrpuros numa diretriz muito oposta à de 1998, mas que, nem por isso, subtraiu a sensibilidade e a pureza de suas mensagem.

Assim, resume-se esta coletânea: inferno e céu... Dor e paixão... Loucura e sensibilidade. Isto é o legado. A mais forte das alianças que o pensamento fez com a alma. Um pacto sem precedentes.

A Equipe Leões de Sherryatt jamais se cansou de sua missão e, apesar de algumas derrotas nos campos pessoais, julgo que se cumpriu a meta nobre diretriz...

Que a humanidade consiga amar com decência e que a hipocrisia e suas adjacências não comprometam a batalha dos Sagrados Lírios de Madrid. Utopia? Quem sabe? Talvez o jovem idealista de 1997 que sonhava ser o maior entre os campeões e amar ainda habite alguma inóspita região deste meu coração e esteja solicitando permissão para realimentar sonhos antes não permitidos, porém nunca extintos...

Torço para que este tortuoso percurso seja um breve "até logo" a cada coração verdadeiramente humano. No mais complexo sentido desta tão corriqueira terminologia.

Como sempre disse o meu amigo Danilo: “Por todas as musas...” e “Amigo Poeta, o amor nos afeta!”; aí vão os meus beijos iniciais.

“De nada adianta proferir o sacro nome do Senhor se, em representatividade deste mesmo, almeja segregar e cometer atrocidades em prol de estúpidas desigualdades que apenas destroçam corações de um poeta que para o amor nasceu. Se quiser mesmo consagrar-se uma missionária, salve, de princípio, aquele que corretamente mais a amou”

MARCELO GUIDO VAN LYRA

Sábado, em 09 de dezembro de 2000

Em SANTIAGO - Chile

(pensamento para Patrícia Santos de Araújo: seu amor-mor)

Amem, curtam a juventude com decência e, se sobrar tempo, planeje um futuro. Todavia não se assustem se este mesmo futuro chegar antes de você notar. É que o tempo é dinâmico e concede a si o direito de ofertar e excluir esplendor a todos os espíritos verdadeiramente humanos.

Tal qual afirmou Luana: “Contudo e sem você...”, aí vão meus sentimentos finais:

Carinhosamente.

MARCELO GUIDO

( VAN LYRA )

PS.:

MARCELO GUIDO P. NORONHA DE OLIVEIRA

(Van Lyra):

TRAVESSA TIRADENTES, 47

CENTRO – CAMANDUCAIA/MG - BRASIL

CEP: 37650-000

Telefones: (0 ** 35) 3433-1538 / 3433-3338

Adeus!

E valeu por todos

Os momentos!

(MARCELO GUIDO VAN LYRA

& Equipe Leões de Sherryatt)

1998/1999

CAMANDUCAIA - MG