Indivíduos especiais - sua educação e integração na sociedade

Este texto tem como objetivo apresentar a problemática enfrentada nas instituições para indivíduos especiais e a definição da importância da família na participação e cooperação no desenvolvimento dos mesmos.

Sabe-se que o referido assunto é de uma extensa problemática, mas não pretendemos atingir todos os temas relacionados com o indivíduo especial. Enfocamos basicamente aspectos relacionados à educação dos mesmos dentro das instituições e sua relação com família e sociedade.

A família é de grande importância para o desenvolvimento social dos indivíduos especiais, pois a conscientização e a aceitação destes indivíduos especiais pela família são fatores primordiais que contribuem no progresso pessoal e social dos indivíduos especiais. Portanto a desestruturação familiar é boa parte responsável pela insegurança e dependência dos deficientes, pois ela é perceptível aos mesmos, podendo aumentar sua insegurança, atrapalhando dessa forma, seu desenvolvimento.

Observa-se que o trabalho em conjunto (profissionais, família e sociedade) beneficia o individuo especial, estimula seu desenvolvimento, ajudando-o a alcançar sua independência, afastando dele a possibilidade de auto discriminação, impedindo seu convívio social.

A informação prepara cada cidadão de maneira a que se constitua uma sentinela vigilante da saúde mental desses indivíduos especiais a fim de melhorá-la ou superá-la.

Informada, mobilizada e atuante, a comunidade estará em melhores condições para colaborar na integração social e educação do deficiente e também estara preparada no sentido de protegê-lo e vigiar para que ele possa cumprir, dentro de suas limitações não superáveis, seu papel dentro da sociedade, ou seja, um cidadão como outro qualquer.

Desta forma, é interessante criar meio de convívio direto com a sociedade, favorecendo assim, a sua educação comportamental.

O nosso trabalho é simplesmente o de colaborar e ajudar quem estiver engajado no campo da educação para especiais.