AOS AMIGOS UM DESABAFO!!
Olá a todos;
Eu não sei se vocês já passaram por isso, mas de repente, dia desses eu recebi um mail me questionando, sobre métrica, se uso rima pobre ou rima rica etc. Dizendo que meus textos eram prosa não poesias, então mais uma vez e espero ser a última vez, eu venho aqui explicar algumas coisas.
Sou obrigado a admitir que nunca me preocupei com o tipo de rima que fazia, ou com métrica ou com o sentido da forma dos versos. Ai me questionaram.
Bem senhores andei lendo.. Achei interessante, tudo que passaram, mas realmente eu não conseguiria escrever pensando como vou rimar, qual a métrica, estilo, etc. Porque no meu mundinho poesia é algo que se sente no coração e se fala com a alma.
Eu fico me perguntando se os senhores medem, ou se perguntam qual o estilo, ou o tipo de rima que o amor tem? Eu não faço isso.
ps Encontrado(s) 3237 verbete(s) que rima(m) com amor: abafador, abaixador, abalador isso é rima? É essa a PORCARIA que querem que eu escreva?. Muito obrigado, NÃO!
Bom senhores deixe lhes dizer que tipo de cara eu sou:
Sou aquele cara que nunca se preocupou se o parágrafo primeiro tem o mesmo número de silabas do terceiro, se a métrica esta correta ou se a rima é pobre ou rica, não, nunca, jamais.
Aquele que escreve com o coração e fala com a alma, sobre o amor, é o amor para mim e simples, assim como são simples meus versos.
Aquele que escreve para gente simples, que acorda de manhã e pede um bom motivo para continuar, e por um acaso lê um texto e diz para si próprio. "Meu Deus, se tem alguém que ama desse jeito a vida, a vida ainda deve valer a pena", ou para aquele sujeito que decidiu que hoje vai olhar nos olhos de uma mulher e dizer "Eu te amo!", entendem para quem eu escrevo?
Escrevo para gente que não se preocupa se a silaba, se a métrica, se a rima, não! Escrevo pra gente que se preocupa se o texto tem amor de verdade, e se esse amor esta sendo falado com a alma!
Perdoe-me a academia brasileira de letras, mas eu fico imaginando escrever como querem alguns, e algum dia me pegar escrevendo coisas maravilhosas mas sem alma, versos e métricas perfeitos mas sem forma, e resumidamente escrevendo muito, mas sem dizer absolutamente nada.
Fico pensando em Álvares de Azevedo que foi criticado por muitos no seu tempo e hoje é adorado por vários, claro jamais série como ele, fiquem tranquilos, não tenho pretensões, só escrevo.
Lamento se publico meus rabiscos aos sábados no yahoo groups e os senhores a semana inteira, e os meus textos simples são elogiados, comentados, repassados e os dos senhores não, lamento profundamente.
Por fim, sou simples, mas aprendi algo, se eu tiver que vender minha alma para conquistar o mundo, então já perdi antes de começar.
Eu deixo os trabalhos acadêmicos e de aprovação impecável para os senhores, o que eu faço se destina a quem ama, a quem vive intensamente, 'GENTE SIMPLES' como eu. Gente que não se preocupa com a métrica, ou tipo de rima, se preocupa apenas se é falado com o coração.
Desculpem o desabafo.
Abraços