Se você é assinante de TV a cabo leia!
Cobrança por ponto adicional acaba em Junho 2008.
SÃO PAULO - A Anatel e operadoras de TV a cabo acordaram que a cobrança por ponto adicional termina em Junho de 2008.
A partir da primeira segunda-feira de Junho não será mais permitido às operadoras cobrar valor adicional nas mensalidades de TV a cabo por ponto adicional instalado na casa do usuário.
A cobrança será feita por domicílio. A Anatel, agência que regula o setor, entende que não há custo para liberar
mais de um ponto numa mesma residência e que o consumidor não deve pagar mais por isso.
Pela regra, as operadoras só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional.
A mudança na regra já havia sido anunciada pela Anatel em Novembro, mas só agora a agência acordou que o mês de Junho será o último em que é permitido às operadoras cobrar por pontos adicionais.
Na mesma data entra em vigor regra que dará ao consumidor o direito de suspender o sinal de TV – e consequentemente a cobrança de mensalidade – por até quatro meses durante o ano.
A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias. Os usuários deverão ainda receber desconto nas mensalidades proporcional aos dias e horas que o sinal da TV ficar fora do ar, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão por parte da operadora.
A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor cobrado irregularmente.
A cobrança será feita por domicílio. A Anatel, agência que regula o setor, entende que não há custo para liberar
mais de um ponto numa mesma residência e que o consumidor não deve pagar mais por isso.
Pela regra, as operadoras só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional.
A mudança na regra já havia sido anunciada pela Anatel em Novembro, mas só agora a agência acordou que o mês de Junho será o último em que é permitido às operadoras cobrar por pontos adicionais.
Na mesma data entra em vigor regra que dará ao consumidor o direito de suspender o sinal de TV – e consequentemente a cobrança de mensalidade – por até quatro meses durante o ano.
A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias. Os usuários deverão ainda receber desconto nas mensalidades proporcional aos dias e horas que o sinal da TV ficar fora do ar, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão por parte da operadora.
A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor cobrado irregularmente.
As medidas vão beneficiar quase 30 milhões de assinantes que possuem TV a cabo no Brasil. Se vocês assinam ou conhecem alguém que assina. Sou assinante da NET, com serviços de TV, Internet (Virtua) e telefone (Embratel).
É mesmo um absurdo completo ter que pagar para reclamar de uma falha na prestação de serviço. Fiz uma reclamação direta na ouvidoria da NET e não consegui mais que um 'vamos encaminhar sua sugestão...'.
Como volta e meia tenho que telefonar para eles para reclamar de interrupções e outros problemas, acabei percebendo que pago para cada uma dessas ligações (pelo telefone 4004-7777).
Consultei, então, o contrato de prestação de serviços, disponível no site da NET ( www.net.tv.br ), verifiquei que por resolução da ANATEL, constante do contrato na cláusula 38, a NET teria que disponibilizar um acesso telefónico gratuito 24h x 7dias.
Aí, registrei uma reclamação formal na ANATEL. Uma semana depois (ontem), recebi uma ligação da NET em que atenciosamente me foi 'revelado' que há um telefone 0800 para o serviço Virtua e outro para o NET fone. Ambos não divulgados. Nem no site da empresa, nem em suas faturas.
Portanto, e foi o que declarei à gentil voz que me atendia, só eu, por ter exercido o direito de reclamação e esperneado minha cidadania, saberia do número. Pedi a ela que passasse aos departamentos responsáveis a demanda de publicação e difusão ampla dos telefones obrigatórios.
Os telefones são:
0800-721-0029 (Net Fone e Net Tv)
0800-7010358 (Virtua)
Talvez você possa ajudar nesta divulgação e na reafirmação da necessidade de empresas como a NET no mínimo cumprirem seus contratos.
***
Recebi esta mensagem de um amigo em meu e-mail, e como eu também sou assinante Net, e assino o pacote completo; Virtua, Net TV e Net Fone, resolvi repassar para vocês, para que todos saibamos dos nossos direitos, afinal pagamos muito caro por serviços não prestados.
ÐäMå Ðë ÑëG®ö
Apenas uma mulher que já riu, amou, se entregou e chorou. Escrevo apenas o que sinto. Muito longe de ser uma poetisa, sou alguém que apenas sente!
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Recebi esta mensagem de um amigo em meu e-mail, e como eu também sou assinante Net, e assino o pacote completo; Virtua, Net TV e Net Fone, resolvi repassar para vocês, para que todos saibamos dos nossos direitos, afinal pagamos muito caro por serviços não prestados.
ÐäMå Ðë ÑëG®ö
Apenas uma mulher que já riu, amou, se entregou e chorou. Escrevo apenas o que sinto. Muito longe de ser uma poetisa, sou alguém que apenas sente!