" NADA FÁCIL "...Diálogos, Reflexões e Conversas com o POETA DECIO GOODNEWS...👩‍🦳 🙎 🤷‍♀️ 👨‍🦰

Prezado amigo DECIO GOODNEWS, é com enorme prazer que faço algumas reflexões sobre o seu texto mensagem:

"NADA FÁCIL", abordando seus ricos pensamentos...

Texto mensagem de DECIO GOODNEWS.

"Realmente: Há lugares absolutamente comprometidos com realidades sem compromisso com democracia, moralidade, amor ao próximo, afirmação de caráter, cultura literária.

Há lugares que são habitados por pessoas que pensam pensar, dizem fazer e acontecer pela cultura de um lugar, quando realmente não têm educação pertinente à experiência, e vivem de enganar o ambiente social em que vivem.

Vivem de subornar a alma (não tão) ingênua das pessoas. Estas, se permitem levar pela onda de enganação_ Por quê?

Que alternativa elas têm? Nada mais possuem, senão o impulso doloso,fraudulento, capcioso e quimérico de acreditar.

Mesmo sabendo que estão sendo enganadas por pessoas que nada têm, exceto a oportunidade de ser o que são: pessoas simuladas, fingem ter qualidades e sentimentos que não têm. A falsidade e o fingimento são suas únicas "qualidades".

Eu vim de um lugar com essas características. Superá-las não foi fácil. Não é fácil.

Escrito pelo nosso Prezado Colega:

POETA DECIO GOODNEWS.

👩‍🦳💁🤷‍♀️👨‍🦳👧👨‍🦰🧑🧑‍🦰🙅‍♀️👩‍🦳🙍🙅‍♂️👩‍🦳🧑‍🦳👩‍🦰

Prezado amigo Decio, não são apenas lugares, mas em um conceito macro podemos dizer que toda a sociedade, a humanidade, a grande massa humana está perdendo a sua capacidade crítica e reflexiva e não se dão conta de como estão sendo enganadas, pois estão sendo manipuladas.

Manipuladas pelos grandes líderes, pelos mídias digitais, fake news, por todos os outros veículos tendenciosos de informação , pelas instituições que se aproveitam desse momento, etc... Então saímos de lugares, pessoas, de ambientes individuais, para falarmos do movimento coletivo de uma sociedade .

JUNG já nos dizia que o coletivo já está incorporado dentro de nós...nos formamos através do meio, das normas, das regras, a cultura afeta diretamente a nossa formação e a nossa interioridade...Assim, Jung não valorizava tanto a subjetividade, mas sim o coletivo e o Inconsciente Coletivo atuando na humanidade...

JUNG cita o conceito de "Idiossincrasia", onde tenta explicar o movimento desse "contágio psíquico coletivo", até chegar nas "sombras coletivas"...Como somos seres duais, carregamos o lado bom e o mal, esse contágio também pode ser direcionado tanto para o lado criativo, bem como para o lado destrutivo.

O contágio grupal pode se tornar perigoso pois na falta dessa reflexão crítica o individual pode se misturar com o coletivo...O coletivo ainda espera por seus ídolos, heróis salvadores e podem entregar a sua própria sobrevivência a esse outro que acreditam vão poder salvar suas vidas... E realmente muitos líderes conseguem entender esse movimento, fazem essa leitura social e conseguem atingir as massas. Muitas vezes as consequências são danosas quando os objetivos não visam o bem estar dos seus membros e partícipes!.

Por isso JUNG também já nos dizia que o homem possui uma faculdade muito valiosa para propósitos coletivos, mas muito nociva para a individuação, nesse caso há uma tendência a imitação.

Estamos a todo momento sendo influenciados pelo outro, ou por um grupo , porém quando esse contágio tira a autonomia do indivíduo de pensar por si só, de analisar os fatos, de fazer sua análise crítica, acaba minando a sua capacidade de escolha, isto se torna um movimento muito grave que precisa ser olhado.

Como você bem salientou Décio, há lugares que são habitados por pessoas que "pensam pensar", dizem fazer e acontecer pela cultura de um lugar, quando realmente não têm educação pertinente à experiência...E como sabemos nós vivemos em um País com imensas desigualdades sociais e educacionais, a educação brasileira é muito escassa e infelizmente não desenvolve esse censo crítico e o conceito de cidadania tão importantes para a formação das pessoas....

Muitos também não têm acesso à educação e em um País com baixa formação educacional e cognitiva se tornam reféns de "fake news", pois não há aprofundamentos daquilo que está sendo compartilhado, o excesso de informações são imensos e chegam "sem filtros" para a maior parcela da população.

Sem contar que há muito tempo falta recursos e investimentos na educação pública, além desses problemas estruturais há muita evasão escolar, o que dificulta a igualdade de oportunidades para todos, tornando o ensino ainda muito mais elitista.

Trago aqui apenas pequenos tópicos desse assunto tão complexo e problemático que é a educação e como ela direciona e permeia os rumos de um País e o quanto ela pode avançar com o empoderamento de uma sociedade!.

Assim Decio, sigamos esperançosos também que a humanidade possa sempre replicar propósitos criativos que valorizem os conceitos de solidariedade, fraternidade, paz, empatia no mundo, e que as sombras coletivas possam ir se dizimando enfraquecendo as forças destrutivas...

E que desde os primórdios da infância seja a família, os pais, seus cuidadores, as primeiras figuras de identificações positivas na educação dos filhos, das crianças, dessa nova geração que pode mudar e construir um mundo melhor... assim, que esses lugares sejam absolutamente comprometidos com bons valores ❤️, amor ao próximo, afirmação de caráter, como você muito bem realçou e que o exemplo venha dos próprios lares, pois tudo começa dentro de casa, dentro das próprias famílias!

A você prezado amigo DECIO GOODNEWS foi um prazer imenso ter explanado um pouco com você dos seus saberes e colocações...

Muito obrigada por mais esta interação...

DEUS lhe abençoe...🙏

👧👨‍🦰👨‍🦳🧑🧑‍🦰👩👨‍🦰👨‍🦳👩‍🦳👩‍🦱🧓🙍‍♂️👴👵🧑‍🦲

Acessem a escrivaninha de:

DECIO GOODNEWS .

https://www.recantodasletras.com.br/mensagens/8273459

Lélia Angélica e Decio Goodnews
Enviado por Lélia Angélica em 27/02/2025
Reeditado em 28/02/2025
Código do texto: T8273726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.