INFORMANDO AO AMIGOS

 

Tenho escrito menos trovas no Recanto das Letras ultimamente, e isso se deve a uma situação que tem me incomodado profundamente. Uma poetisa, com seu comportamento claramente hostil, tem se utilizado da zombaria para questionar minha escrita, perguntando se eu, de fato, só sei escrever trovas. Essa provocação, longe de me intimidar, tem sido a motivação para que eu escreva algo diferente. E é assim, com este texto, que respondo a essa pessoa, não por obrigação, mas como uma forma de não permitir que meu universo literário seja invadido ou contaminado por atitudes negativas.

Ela, que se apresenta como poetisa, tem se mostrado mais interessada em atacar do que em compartilhar a beleza da arte. Eu, por outro lado, prefiro dedicar minha energia a criar, a explorar novos caminhos literários, ao invés de responder a quem se coloca em meu caminho com a intenção de desmerecer. O ato de escrever vai muito além de uma simples resposta a provocações; é um reflexo de quem somos, daquilo que escolhemos expressar e do que desejamos construir no mundo das palavras.

Portanto, ao invés de escrever mais trovas para agradar a quem tenta me diminuir, sigo a escrever o que me inspira, com a certeza de que a verdadeira poesia não está na crítica vazia, mas no poder transformador que as palavras têm de tocar a alma.

Vantuilo Gonçalves
Enviado por Vantuilo Gonçalves em 22/11/2024
Reeditado em 22/11/2024
Código do texto: T8202649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.