ORAI SEM CESSAR
Ore. Você se sente alvo de uma injustiça que parece inabalável, e, apesar de suas ações e esforços, nada muda. Então ore.
Ore porque a oração não é passiva; ela movimenta as fibras da existência, atravessa o tecido da realidade e semeia nas consciências novas formas de enxergar. Então ore.
Ore ainda que os frutos não brotem imediatamente. Assim como uma colheita exige tempo e paciência, a oração também cresce, amadurece e ganha vigor quando alimentada por uma perseverança que não desiste. Então ore.
Ore mesmo que nunca veja o desfecho que sonhou. Porque a vida é limitada, e muitos carregam a cruz de injustiças sem alívio aparente: inocentes que partem sem reparação, vítimas que deixam este mundo sem a esperada redenção. Mas a vida que tocamos é apenas uma fração de uma Eternidade que ainda desconhecemos. Então, mesmo que os sinais pareçam ausentes, ore confiando no mistério de um tempo maior. O juiz que demora na parábola reflete a aparente lentidão de Deus, mas no dia em que o Reino se consumar, nenhuma injustiça ficará sem resposta. Então ore.
Ore com persistência, porque a oração molda mais do que transforma o mundo: ela muda você. Orar não é apenas clamar por soluções, mas fortalecer um laço, manter viva a conexão com Aquele que vê além. A viúva que insiste não é só um modelo de petição, mas de comunhão, de diálogo incessante mesmo em meio ao silêncio. E essa constância não só fortalece a fé, mas afina o coração à vontade de Deus.
Então ore.
Ore. Porque a parábola não é sobre resultados imediatos, mas sobre confiança na justiça divina, uma justiça que transcende nossas limitações. O contraste entre o juiz injusto e Deus nos assegura que o Senhor não age por pressão, mas por compaixão e amor perfeitos. Jesus não nos chama a orar pela eficácia, mas para permanecer em comunhão. E quando esse dia chegar, o da plenitude do Reino, você perceberá que a oração não foi em vão. Ela terá transformado sua alma, erguido sua esperança e alinhado seu coração com o divino.
Então ore.
Ore. Porque a oração é o fio invisível que sustenta sua jornada. E, no fim, não serão os resultados que definirão sua caminhada, mas o quanto sua alma aprendeu a confiar. Orar é confiar que, mesmo no silêncio, Deus está. E onde Ele está, tudo o mais encontra seu lugar.
Ore sem cessar.
“Senhor Jesus Filho de Deus, tende piedade de mim pecador!”