POR QUE NÃO FUNCIONA TROCA DE DADOS DE INTELIGÊNCIA?

Hoje o Governo Federal irá reunir-se com alguns governadores e outras autoridades, para tratar de vários assuntos sobre a segurança pública, inclusive mudanças na legislação, com a possibilidade de alterar a Constituição Federal!

Um dos itens da pauta é justamente a troca de dados de inteligência, preocupação sempre demonstrada a cada crise, principalmente decorrente do crime organizado, mas que parece não acontece, porque sempre é um item alardeado!

Parece que que há uma espécie de sabotagem, por parte de "forças estranhas", daquelas consideradas por Jânio Quadros, quando depositou nestas forças, parte da responsabilidade quando renunciou.

Outra possibilidade é a memória curta dos responsáveis pela segurança pública, pois "mataram" um sistema existente na virada do século, o INFOSEG, desenvolvido pela PROCRGS - Companhia de Processamento do Rio Grande do Sul, com endereço eletrônico ainda existente no sistema:

http://infoseg-indice.srv.rede.infoseg/owa_procergs/owa/infoseg1.inicia

O sistema atendia todas as polícias e os dados eram inseridos mediante envio ao Ministério da Justiça.

Atualmente, desde 2017, o sistema INFOSEG, está eletronicamente sob a tutela do SERPRO, inclusive havendo um link no CNJ, onde Assevera que a base de conhecimento é nacional única e íntegra, divididas em tipos específicos, composta por:

1. Pessoas – Interpol, índice Nacional, Receita Federal CPF e CNPJ, condutores BNMP(CNJ), SUS,MTE,SISME (MERCOSUL).

2. Veículos – SINIVEM, SISME (MERCOSUL), OCR, placa, ANTT, Embarcações, Aeronaves;.

3. Armas – SINARM (Policia federal), SIGMA (Exercito), SINAD, SISME (MERCOSUL), Desarma.

Se já existe, por que sempre surge esta conversa de implementar o que já existe?

 

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 31/10/2024
Código do texto: T8186391
Classificação de conteúdo: seguro