Qualquer catarrento pode ser doutor?
Ideb 2023 – Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais, que vai do 1º até o 5º anos do ensino fundamental. O destaque vai para o pequeno município de Pires Ferreira, cidade que foi a primeira e única em todo o Brasil a receber nota 10. Até então, a maior pontuação tinha sido 9,9.
Enem 2023 - O Ceará lidera o ranking positivo, com mais de 80% dos concluintes do ensino médio em escola pública inscritos na prova. A média do país é de 46%.
E aí? Enquanto existir universidade pública, tem como um cearense duvidar de que qualquer “catarrento” que queira possa um dia ser doutor?
Não deveria, mas hoje, em tempos de menos cobrança, de “não reprovação”, isso requer análise. O ensino básico não para no fundamental e, até chegar ao Enem e encarar estudantes provenientes do ensino privado, o interessado da escola pública tem que atravessar um corredor em que há de um lado pais e alunos aparentemente sem a devida noção da importância da Educação e, no outro, professores capacitados que acabam por relaxar, mesmo porque dói menos ver de perto tanto descaso.
Professores concursados, fardamento, calçados, livros, mochilas e outros insumos, salas com ar condicionado, merenda, transporte, Bolsa Família, Pé-de-Meia... falta o quê, minha gente? Não se trata aqui de jovens que por algum motivo não possam ir à escola, mas de atos de indisciplina de muitos dos que vão e que não levam a sério algo tão importante para as suas vidas. Uma pesquisa realizada antes da pandemia pela Fundação Roberto Marinho revelou que 78% dos alunos mais pobres da rede pública consideravam que a bagunça era o maior problema para aprendizagem. O que justifica?
Nós pais de alunos da escola pública reflitamos sobre isso, passemos a manifestar o nosso amor pelos nossos filhos orientando-os a esse respeito. Se colaboram com a bagunça, façamos ter vergonha disso, pois não é uma atitude inteligente. Abracemos essa oportunidade de futuro fazendo real a ideia de que qualquer "catarrento" que queira pode um dia ser doutor.