Ensaio sobre a vida e a conduta
No tocante à una gratidão genuína em que um solitário lavrador em seu árduo labor cotidiano viu-se plenamente satisfeito com o que a obrigação moral e universal desde sempre lhe impôs em fazê-la sem se preocupar com o derradeiro conseguinte porvir, na esfera do que sobrepunha a sua existência, já que desde sempre o criador sustentou-lhe o dever de cumprir tal jornada. É como devemo-nos sentir sem desvencilhar embriagados de má conduta para a falsa fantasmagórica informação em nosso âmago de que a nossa cruz é pesada demais para carregá-la durante essa nossa estada terrena, no que são absolutamente congruentes e similares. É errante portanto o caminho daquele que não sabe cumprir com determinação a sua passageira terrestre caminhada, deixando o espírito abater-se por entre quaisquer obstáculos impostos pelo caminho em imposição duma coisa e/ou de outra, nisto, o homem deve se orgulhar de todas as suas conquistas, das mais pueris às mais colossais, em que com a chancela do nosso senhor Jesus Cristo lhe deteve de amparo em todos eles fornecendo a sua infalível e eterna proteção. Absolutamente plenos e tranquilos é o estado que o mestre em tantos ensinamentos nos mostrou que deseja nos ver em amor de seu nome e na busca da salvação. E quando subirmos evitar com ímpeto moralista enveredar-se para de encontro à soberba do ego, esse monstro silencioso capaz de desolar até mesmo um futuro breve tornando tudo menos prazeroso. Tomar todo cuidado com o superficialismo se este não souber nos conduzir ao que for bom para todos, sendo que se não for por e para o criador tudo não terá valor, não fará sentido.
Todos os dias são para nós um dia único, mas o sol continua a brilhar desde a sua criação, as estrelas nunca mudaram de posição no firmamento, e o tempo o que mesmo é em nosso entendimento? Somos desde sempre espíritos tendo uma experiência humana” disse alguém, e os mistérios dessa afirmação é melhor que não procuremos entender, renascemos a cada despertar é o que sempre parece ser e, sendo assim já basta apenas compreender como tal pressuposto existencial.
O grande mestre nos deixou magnânimas e infindáveis lições, todas elas como em forma alquimista aparece de tempos em tempos mostrando-se atuais, e neste contexto atemporal das coisas que aconteceram e das que ainda acontecerão, a ele pertence todas as informações destas perguntas, que jamais em nossa pequenez poderíamos prevê-las.