A mulher encurvada, e o chamado de Jesus.
“E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.”(Lc. 13.10-17)
A mulher encurvada, um texto muito edificante, acerca da obra que Deus pode realizar na vida de uma pessoa.
Existe enfermidades que às vezes é por conta de um pecado, ou até mesmo por conta de um sofrimento. O salmista diz: "As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia." (Sl 38:5-6) No salmo quarenta e quatro, o salmista diz: "Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra." (Sl 44:24,25)
Lucas começa dizendo que este acontecimento sucedeu em um sábado, em uma das sinagogas, que eram várias; e nelas era realizado o ensino da palavra de Deus. O termo sinagoga foi criado na Babilônia quando o povo de Israel foram deportados para aquela terra; no exílio foram criadas sinagogas para que este povo não ficasse sem acesso à palavra de Deus; e quando retornaram eles permaneceram com o costume, e é justamente em uma dessas sinagogas que Jesus vai ensinar a palavra de Deus em um dia de sábado, onde alí se encontrava a mulher encurvada.
Esta passagem é escrita somente por Lucas, por se tratar de um médico, pois esta enfermidade desafiava as leis medicina daquela época, e também dos nossos dias atuais; pois esta enfermidade não era de ordem natural, mas sim espiritual; os médicos não conseguiam dar jeito porque não era uma enfermidade comum. Ela estava alojada na alma daquela mulher, e refletia no físico; e por isso os médicos não conseguiam descobrir a fonte daquela enfermidade. A fonte daquela enfermidade era de origem espiritual, o diabo vinha mantendo aquela mulher presa durante dezoito anos, mas mesmo assim ela estava no culto. Agora já pensou se todos que estivessem enfermos espiritualmente, refletissem no físico o estado em que estava aquela pessoa por dentro, como seria?
Havia muitas possibilidades para que aquela mulher não estivesse naquele culto. A primeira possibilidade para que ela não estivesse no culto, era porque ela era mulher, e a mulher não era muito valorizada naquela época para está em um ambiente como este. A segunda possibilidade dela não está lá, é porque ela era enferma, apesar das dificuldades de se locomover, também tinha o preconceito dos judeus; alguém que era portadora de uma enfermidade como esta, para os judeus, era uma pessoa que foi desprezada pelo próprio Deus; mas mesmo assim, ela estava lá no culto em que estava Jesus; o culto que Jesus está é um culto diferente. Pode faltar muitas coisas no culto, menos a presença de Jesus, porque o culto onde Jesus está é um culto diferenciado; e é neste culto que esta mulher vai ter um encontro com aquele que vai mudar sua vida. Vale a pena ressaltar que muitas vezes estamos no culto com Jesus, e mesmo assim estamos enfermos; porque servos de Deus também adoece, a Bíblia diz que Eliseu, um grande profeta morreu por conta de uma enfermidade, Lázaro também morreu por causa de uma enfermidade, certo que Jesus depois ressuscitou, Timóteo sentia dores de estômago, Jó mesmo sendo servo de Deus foi acometido por uma grande enfermidade; porque os servos de Deus também ficam doentes.
Agora imagine a cena, todos vão no culto sem ser muito notado. As pessoas vão chegando e se acomodando nos seus lugares, tudo isso é normal; mas aquela mulher chegando, todos vão olhar para ela, porque ela chega diferente, as pessoas chegam de forma normal, ereta; mas aquela mulher vai chegar com o rosto inclinado para o chão, é motivo de todos olharem para ela.
Na sinagoga, a pessoa que ia fazer o discurso, ou seja, o ministrante que ia expor a palavra de Deus ficava no centro; enquanto as demais pessoas ficavam em sua volta. E dependendo de um cargo que alguém possuía, esta pessoa ficaria mais próximo do ministrante; e se fosse alguém importante, mais próximo ainda esta pessoa ficava; e se esta pessoa não fosse tão importante, mais longe ela ficava do púlpito. Agora você imagina onde estava esta mulher. Só que diferente de todos, Jesus está no centro, Jesus só fica num lugar se ele ficar no centro; e estando ele no centro daquela sinagoga, ele vai fazer um raio x completo daquele ambiente. Essa mulher, provavelmente está no lugar mais inferior da sinagoga, onde as pessoas mal podiam ver, mas Jesus ele ver tudo, e no momento em que Jesus olha para aquela mulher ele a chama.
O homem só consegue ver o que está em sua volta, com certeza todos olharam para aquela mulher, por ser ela encurvada; no mínimo o que eles puderam ver foi a forma de como ela caminhava, sua roupa, seus cabelos; mas Jesus fez um diagnóstico completo, ele olha para aquilo que eles não puderam ver, enquanto eles olharam para o físico, Jesus olhou para a alma; Jesus olha para ela traz uma ficha completa e diz: ela é filha de Abraão, ela está presa e faz dezoito anos. "E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?" (Lc 13:16)
Interessante é que Jesus chamou ela para a frente, sendo que ele poderia curar de onde ela estava, bastava dar uma palavra de ordem, como ele fez em várias ocasiões; mas ele chamou para frente, qual é o significado disto? Porque primeiro ele chama para depois ele libertar, Jesus não liberta primeiro para depois chamar; muitas pessoas quando a gente pergunta se quer aceitar a Cristo como salvador, elas dizem: eu ainda não estou preparado. Isso aconteceu até mesmo comigo, mas quem prepara é Jesus, primeiro ele chama, depois ele prepara; "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt. 11:28) É ele que alivia, ele que tira o fardo, é que nos endireita. Quantos já chegaram na presença de Jesus todo torto? Todo desmantelado, todo encurvado, mas é Jesus endireita, é ele que coloca em linha reta; "Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro." (Is 45:2)
Quando aquela mulher chega diante de Jesus, ele diz: estás livre da tua enfermidade. Interessante é que ela continuou encurvada, o que será que aconteceu? Deixe eu te falar. Nem sempre o que acontece no espiritual reflete no físico, a prisão daquela mulher refletia no físico, mas a libertação não refletiu logo no físico de forma momentânea; e diz a Bíblia que Jesus impondo as mãos sobre ela endireitou. "E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus." (Lc 13:13) O versículo diz que depois que ela está direita ela glorificava a Deus. Me permita te dizer uma coisa, aquela mulher poderia até não saber de qual fonte era aquela enfermidade, mas uma coisa ela sabia, a sua libertação e a cura que ela recebeu tinha vindo do próprio Deus; tem pessoas que recebem bênçãos de Deus e ainda duvida que foi o Senhor que abençoou. Mas Jesus continua chamando os tortos, os desmantelados para ele endireitar. Somente Jesus faz uma obra como esta na vida de alguém, o trabalhar de Deus é lindo quando nós atendemos o seu chamado.
Quando isto aconteceu, o príncipe da sinagoga ficou indignado porque Jesus curou aquela mulher no sábado, e exortou o povo para que viesse receber cura nos outros dias da semana; "Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?" (Lc 13:15,16) Jesus estava dizendo que estavam diante de uma sociedade em animais eram mais valorizados que seres humanos, mas Jesus veio para quebrar os protocolos humanos e trazer a libertação para vida do homem, desfazendo todas as obras do diabo; a Bíblia diz que para isto se manifestou o filho de Deus.