O Mundo é um Vale de Escravos

Vivemos num mundo de ilusão, onde vizinhos constroem altos muros para não se verem, não se falarem, não se tocarem, seja durante o dia ou durante a noite. Assim, vivem isolados uns dos outros, cada um protegendo ou escondendo o que é seu. Estamos imersos em um mundo de miséria, tragédias, desespero e dores. Um mundo onde homens se empenham diariamente para criar armas poderosas e perigosas, instrumentos de destruição em massa.

Nosso mundo é um fracasso, apesar de estar cheio de tecnologias. Vemos seres humanos procurando no lixo o que comer, enquanto estamos cercados de computadores de última geração, automóveis que andam sozinhos pelas ruas, robôs programados para trabalhar sem reclamar, ônibus espaciais, foguetes, satélites, celulares, televisores de plasma, e mais. Com toda essa modernidade e conforto, os homens continuam se comportando como animais irracionais, matando-se uns aos outros e cometendo crimes cada vez mais bárbaros. Diariamente, os noticiários mostram ódio, sangue e violência no coração do homem.

Vemos governos preocupados com “vida extraterrestre”, jogando milhões de dólares no lixo, enquanto milhares de pessoas morrem de fome aqui na Terra. Enquanto muitos gastam dinheiro com “vaidades”, existem pessoas que dariam tudo por um prato de comida. Se todos os ricos deste mundo se preocupassem com a vida triste daqueles que não têm recursos, a fome e a miséria acabariam. Mas quem se importa com o próximo? Quem está realmente preocupado com a dor do outro? Quem se importa com o sofrimento alheio? Existem pessoas que entregariam suas almas para terem algo para comer, enquanto vemos na televisão pessoas brincando com alimentos em reality shows e competições inúteis, feitas para promover empresas e marcas famosas. Na TV, os ricos e milionários ostentam seu luxo, vaidade, mansões, carros importados, empresas e empreendimentos.

Pessoas gastam milhões de dólares ou euros em joias, objetos, roupas, acessórios, e tantas outras coisas fúteis aos olhos de Deus. E essas mesmas pessoas não são capazes de dividir o que possuem com os pobres e necessitados. Lembremos do que Jesus Cristo falou acerca do materialismo e da avareza: “Cuidado com a avareza, pois a vida do homem não consiste na abundância dos bens materiais que ele possui” (Lucas 12:15).

Este é o mundo no qual vivemos: um mundo de ilusão, onde as pessoas se odeiam, são falsas, e vivem competindo para ver quem é melhor, quem tem mais, quem é mais bonito, mais forte, mais famoso, mais glamoroso, com mais destaque e dinheiro. Por isso, o apóstolo João escreveu: “O Mundo Jaz no Maligno” (1 João 5:19).

Neste mundo que jaz no maligno, o homem e a mulher são inimigos. O filho mata o próprio pai. A mãe assassina o próprio filho em seu ventre. Matadores de aluguel são contratados para tirar a vida de pessoas que nunca viram, mas por dinheiro, vão à caça de vidas preciosas para exterminá-las.

Neste mundo que jaz no maligno, mulheres disputam homens exibindo seus corpos, vestindo-se como prostitutas e vivendo na lascívia e na sensualidade. Amantes disputam homens casados e não se importam com as famílias que estão sendo destruídas, pois a ambição e a ganância as cegaram. Neste mundo que jaz no maligno, jovens são seduzidos para entrarem no tráfico, na prostituição, nas transações ilícitas, na vida do crime. Diariamente, os noticiários mostram jovens sendo assassinados de forma brutal e cruel. Infelizmente, todos os dias, muitas mães perdem seus filhos de forma prematura. Esses jovens deixam o amor ao dinheiro seduzir seus corações e acabam morrendo cedo, sem levar nada desta vida.

Este é o mundo em que vivemos, onde traficantes mandam e desmandam em cidades, favelas e comunidades carentes. Por causa do tráfico de drogas, até mesmo comerciantes e trabalhadores honestos têm que obedecer ao “toque de recolher”, ordem que vem de traficantes e bandidos, homens que não querem viver honestamente nem trabalhar de forma justa e limpa. Preferindo o jogo sujo na expectativa de ganhar “dinheiro fácil”, acabam perdendo a vida e destruindo suas famílias.

Vivemos, na verdade, em um calabouço, onde milhares de pessoas, escravas e prisioneiras de suas vaidades, ostentam seus bens materiais e disputam quem é mais importante neste mundo. Mas a maioria dessas pessoas é triste e vazia por dentro, não tem paz nem felicidade verdadeira; por isso, vivem de fachada, de aparência, fingindo serem felizes e alegres. Contudo, os ricos e famosos que cometem suicídio deixam claro que o dinheiro deles nunca trouxe verdadeira paz e felicidade.

Vivemos neste abismo, neste vale, neste calabouço. E aqui estamos, como prisioneiros, acorrentados por nossos pecados e vaidades. Somos escravos de nós mesmos. Estamos aqui neste vale de passagem, e diariamente, vemos uns nascendo e outros morrendo, uns chegando e outros partindo desta vida. Muitas vezes, desperdiçamos a oportunidade de fazer o bem ao nosso próximo, de ajudar quem precisa, e assim nos tornamos seres inúteis e desprezíveis. Quando deixamos de fazer o bem, nos tornamos seres ruins, perversos, malvados.

Muitas vezes, perdemos a oportunidade de sermos amigos, companheiros, solidários. Perdemos a chance de sermos melhores a cada dia devido à nossa malícia e dureza de coração. Deixamos de aproveitar a oportunidade de passar por esta vida fazendo o bem e ajudando as pessoas a mudarem de vida para melhor. Quantas vezes deixamos de fazer a vontade de Deus? Deixamos de fazer o que é correto, justo e agradável a Deus.

Neste mundo que jaz no maligno, os homens só pensam em si mesmos, e “dane-se” quem está necessitado ao redor. Somos assim, infelizmente, mas podemos mudar isso hoje, agora, já! A mudança está em cada um de nós. Podemos melhorar a cada dia e sermos diferentes. Podemos escolher entre o bem e o mal. Deus nos deu o livre-arbítrio, o direito de escolha. Deus nos deu a capacidade de escolher e decidir o que vamos fazer de nossas vidas.

O bem e o mal são escolhas, isso é uma realidade. Sim, o homem e a mulher podem fazer o que é louvável aos olhos de Deus, se assim desejarem e determinarem em seus corações, como o jovem Daniel que, na Babilônia, decidiu em seu coração: “não se contaminar com os manjares do rei” (Daniel 1:8). No entanto, o que temos visto neste mundo são filmes, novelas, desenhos, livros, músicas, onde a mensagem central é a seguinte: “Seja maior e melhor do que o seu próximo! Seja mais forte! Seja mais rico! Veja o seu irmão como inimigo!”. Esse é o tipo de mensagem que está por toda parte, por isso, os homens vivem se destruindo a cada dia que passa, em nome do “Senhor Mamom” — dinheiro e riquezas. Vemos conselheiros ensinando as pessoas a vencerem seus adversários e concorrentes. Este mesmo discurso está nas escolas, universidades, sites e blogs, nas redes sociais. Em vários lugares, encontramos este tipo de ensinamento.

No mundo da moda, as mulheres recebem conselhos de revistas e programas de TV para lutarem e guerrearem entre si. Assim, vemos mulher contra mulher, disputando quem se veste melhor, quem tem o cabelo mais bonito, quem tem o corpo perfeito, em forma, e assim por diante.

A mulher se esforça para se vestir “diferente” das outras e faz tratamentos para manter a aparência sempre jovem. Outras fazem cirurgias plásticas e até correm grandes riscos para se manterem bonitas e atraentes. Muitas mulheres seguem conselhos de psicólogos que as incentivam em suas decisões de mudarem o corpo, a fim de se sentirem mais felizes ou receberem elogios das amigas e familiares. Infelizmente, por causa da vaidade, muitas mulheres que tentaram mexer no corpo acabaram morrendo cedo na mesa de cirurgia e nunca puderam realizar o “sonho” de ter um corpo melhor e mais bonito.

Mas, por mais que essas pessoas queiram modificar seus corpos, o vazio da alma continua; esse vazio, essa grande tristeza, esse buraco, somente o Espírito Santo poderá preencher, trazendo vida abundante e paz de espírito para qualquer pessoa que queira viver conforme a vontade de Deus. Jesus Cristo certa feita disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês" (Mateus 11:28).

Que Deus, em Sua infinita misericórdia, derrame de Sua graça abundante sobre todos os corações, preenchendo cada vazio com Seu amor eterno e trazendo a paz que só Ele pode oferecer. Que todos nós possamos encontrar em Deus a verdadeira fonte de vida e alegria, e que, guiados por Sua vontade, vivamos em harmonia, espalhando o bem e a luz a cada passo de nossa jornada. Amém.

___________________________________________________________________________

© Junior Omni - 2019

.

.

.

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 02/09/2024
Reeditado em 02/09/2024
Código do texto: T8142226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.