É fogo !

É fogo !

Nesta época de seca e com ondas de calor a natureza queima. Seria a mão humana por ignorância, maldade ou outra coisa ? Há destruição e prejuízos, mortes de animais e o desaparecimento de espécies, o desequilíbrio dos ecossistemas, e a perda de vegetação que outrora era verde e viva. A terra resseca, racha-se como se implorasse por um alívio que não chega. O cheiro de queimado invade o ar, lembrando-nos da fragilidade do que nos cerca.

A natureza, que deveria ser nossa aliada, é tratada como inimiga. Mas o verdadeiro inimigo é a indiferença humana, que fecha os olhos para as consequências dos próprios atos. Em meio às cinzas, a vida tenta resistir. Algumas plantas brotam teimosamente, os animais buscam refúgio onde podem, e as pessoas, que tanto dependem desse equilíbrio, muitas vezes ignoram sua própria responsabilidade.

A pergunta que fica é: até quando? Até quando vamos assistir, passivos, à destruição do que nos sustenta? A natureza, ainda que ferida, sempre busca se regenerar, mas há um limite. E se esse limite for ultrapassado, não haverá volta.

Precisamos urgentemente de consciência, de ações que não apenas reparem os danos, mas que evitem que essa destruição continue. Se cada um fizer sua parte, se cada gesto for de cuidado e respeito, talvez possamos ainda salvar o que resta. A natureza clama por socorro, e cabe a nós responder.

____Marilda M. Poesias

Ob/ Nunca tinha visto e tomado conhecimento de tantos incêndios como os que estão acontecendo. Não se vê mais o horizonte, uma fumaça paira no ar em todos os lugares. Várias cidades com focos e a pergunta: todos esolveram fazer queimadas no mesmo dia ?