Mais de 20 vezes. Absurdo!

Nossos sofrimentos dizem muito sobre nós, a nossa rotina, como vemos a vida. Sofremos às vezes por muitas bobagens e nesses momentos é muito bom também de um choque de realidade além do acolhimento.

Existem muitos motivos para a gratidão. Ainda mais num mundo em que tantas pessoas já se veem imersas numa realidade de dor, violência e abandono (completo desamparo que pode custar sua vida). É o caso dessa menina do Rio Grande do Sul. Como muitas outras crianças que passam por coisas tão terríveis. Coisas causadas por adultos, juntando a isso a demora de determinadas Instituições que também deveriam protegê-las (coisas que não entendo, creio que existam algumas pessoas dentro delas que realmente correm atrás, mas, mais de 20 vezes? Na primeira acho que já deveria ter tido uma ação, se é pela burocracia, sinceramente, revolta de qualquer maneira). Entendo que muitos tentam e para essas pessoas, digo que são exatamente elas que lutam contra todo o mal neste mundo.

Esta menina, segundo a reportagem, na fala de uma vizinha:

"Eu liguei mais de 20 vezes, eu pedi por favor pra eles resolverem. Eu mandava foto da criança, mandava tudo. A criança na chuva pedindo. Ela vivia na minha porta pedindo. Pedia água, pedia abraço, pedia beijo", relatou a vizinha que tentou ajudá-la inúmeras vezes. Só com denúncias ao Conselho Tutelar, 20 vezes.

O título da reportagem exposta hoje no jornal é "Vizinha de menina encontrada morta em lixeira no RS afirma ter acionado Conselho Tutelar 'mais de 20 vezes".

A criança era carente de tudo! Afeto, comida, segurança, e, ainda ajudava a catar comida para os irmãos. De porta em porta, dormia na rua, exposta a todo tipo de coisa. Não sobreviveu a este mundo.

O Conselho Tutelar, só me resta dizer, e peneirando muito a minha revolta e tentando manter a educação APENAS aos leitores: qual a utilidade de vocês, afinal? Determinadas situações não podem esperar tanta burocracia (se foi este o caso). Do fundo do coração, não entendo. Agora, ela já morreu e a investigação ainda em andamento. A investigação ou apuração, não terminou, mas a vida dela já. Como um canal de proteção e socorro, demora tanto?! Desconheço os motivos mas demorou demais. A mãe, a polícia prendeu; mas a menina já se foi. E a sua breve passagem por essa vida terminou de maneira grotesca. Essa menina que pedia ajuda foi parar na caçamba de lixo.

Eu, adulta, às vezes me pego sofrendo diante do afastamento de algumas amigas, como escrevi na postagem anterior, ainda que isso diante do mundo seja algo tão pequeno mas que também me causou certo sofrimento, imagine na cabeça dessa menina todo esse abandono e exploração que acabou por facilitar a sua morte? E o termo "facilitar" estou sendo bem gentil.

É óbvio que sempre que entro numa maré de sofrimento, busco me manter ciente e madura das coisas bem (ou realmente pesadas) que acontecem no mundo. Isso sempre me acorda para que eu não mergulhe de cabeça em dores que, no final das contas, seriam o sonho de muitos (pois vivem coisas realmente absurdas). Não que nossas dores não sejam válidas, mas o mundo precisa mais do que nossas lamentações, precisa de atitudes que propaguem o bem. Ainda que pareçam minúsculas. Mas que, somadas, podem causar grandes mudanças. Mesmo que pareçam ter falhado. Mas o ato de lutar contra o mal, e não digo isso de maneira ingênua, já é um passo dado para, pelo menos, não nos tornamos o que mais repudiamos.

A mídia, maioria, tv, internet, enfim, todos os canais, abrem espaço para, por exemplo, videntes da desgraça. O que só serve para encher o coração das pessoas de temor, desesperança e enfraquecimento da força. Canais lotados de lixo! Aplaudidos e assistidos por um público mais lixo ainda.

Acho que a melhor maneira de combatermos o tão dito e vendido "apocalipse" é a propagação do bem, da tentativa (leia-se ação). É não se tornar o que só tem o intuito do mal e da derrota. É a luta por aqueles que sequer tem condições físicas para a própria defesa, ou a intelectual. Seja chamando pra luta Instituições tão demoradas como esta que recebeu 20 comunicados, seja com um prato de comida, um abraço, um olhar afetuoso... Mas ter no coração o passo dado da iniciativa em prol do bem! É não desanimar, mesmo que tudo pareça não ter dado certo, continuar tentando. Sempre! Porque a maior estratégia do mal é levar cada um de nós a pensar que nada terá jeito. Que o amor seja nosso escudo!

Reportagem ---> Vizinha de menina encontrada morta em lixeira no RS afirma ter acionado Conselho Tutelar 'mais de 20 vezes' (jornal Globo.com)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E o meu texto vai assim: sem correção, sem revisão, no desabafo mesmo.

Pense Literatura
Enviado por Pense Literatura em 13/08/2024
Reeditado em 13/08/2024
Código do texto: T8128183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.