EXISTENCIALISMO E PSICANÁLISE (LUCY IN HELL WITH HER LOVERS) (XXIX)
EXISTENCIALISMO E PSICANÁLISE
(LUCY IN HELL WITH HER LOVERS) (XXIX)
NÃO SE ENGANE. Não se comova com mentiras rituais. Discursos políticos sempre serão a mesma enganação. Palavras bonitas, bem concatenada, mas desonestas. Palavras as quais a multidão que já se habituou a acreditar em enganação, quer ouvir. A multidão quer ouvir quem a engana, por quê??? Por causa das circunstâncias em que viveu. Por causa da necessidade de cada um eleitor, de se sentir parte de um grupo maior que ele. O eleitor que tem medo de ser ele mesmo, de ter personalidade, recorre sempre a alguém fora dele para se sentir fortalecido. Como não tem caráter, busca caráter fora dele.
VANCE, O VICE de Trump, o Trump Biqueiro, já afirmou que ele, Trump, “é o Hitler da América”. Que suas propostas políticas são imorais e absurdas. Que ele é inadequado pra o mais alto cargo da nação. “O que ele oferece é uma fuga fácil da dor. Para cada problema complexo, ele (Trump) promete uma solução simples” (...) “Suas promessas são um pico na veia coletiva da América”. (...) “Trump é heroína cultural”.
SÃO MUITAS E contundentes as afirmações do atual vice do Trump Biqueiro sobre ele. Mas tudo mudou para ambos. Agora, o candidato a vice na chapa presidencial do partido Republicano jura fidelidade ao anterior desafeto. Ele talvez pensasse que poderia rivalizar com ele numa possível e então, futura eleição a pr4esidente. Quando caiu em si, viu a realidade de que não seria um candidato à presidência viável em nenhum partido, logo se deu conta de que ser candidato a vice seria para ele mais vantajoso. E logo mudou de time. Logo vestiu a camisa da candidatura Trump Biqueira.
ESTE É UM exemplo paradigma de como funciona a ancestralidade do Homo sapiens. Nossos ancestrais primatas hominídeos tinham uma composição química comum na presença de células, no metabolismo, na capacidade de reprodução e na suposta evolução rumo à desordem e à indecisão de suas percepções A mudança de atitude, conforme a circunstância (“a ocasião faz o ladrão”) fez com que o vice do Trump Biqueiro mudasse a postura política com relação ao seu anterior desafeto.
ESSA REALIDADE nos mostra claramente a ambiguidade, a fraqueza, a hesitação, a insegurança do primata sapiens candidato a vice-presidente do Trump Biqueiro. Ontem, tinha uma posição que parecia ser definitiva sobre ele, agora (circunstâncias), hoje, 17/7/2024, jurou ser um cão fiel ao candidato à presidência pelo partido Republicano.
E O QUE A imprensa nacional, brasileira diz sobre esse evento??? Sabemos que jornalismo crítico não é o forte de nossos profissionais da imprensa, dita livre. As empresas de Tv, rádio, revistas e jornais têm dono. E os profissionais jornalistas são, direta e/ou indiretamente, subordinados aos critérios noticiosos do patrão.
RACIOCINEMOS DE modo objetivo: nossos profissionais de imprensa também são descendentes de nossos ancestrais hominídeos. A ciência garante que temos 2,5% do DNA neandertal que nos fornece informações valiosas para a compreensão de nosso próprio corpo. Toda a ancestralidade que nos torna primatas humanos, nos permitiu chegar aos dias de hoje de nossa biologia e de nossa história evolutiva.
NÓS, HOMO Sapiens (homem que sabe) somos diversos das demais espécies de animais primatas por sermos, supostamente, autoconscientes. Mas, donde está nossa consciência se ela é tão descaradamente flutuante??? Um político que tinha opiniões aparentemente seguras, firmes e convictas sobre outro político, de repente, não mais que de repente, muda de opinião sobre ele e se exclui de suas próprias convicções, despindo-se delas para ir fazer parte daquele indivíduo que anteriormente espinafrava. E esse não é nenhum pé de chinelo, é o vice na chapa de presidente dos Estados Unidos da América.
ENTÃO, TUDO O que ele disse anteriormente sobre o Trump Biqueiro não vale mais nada??? Como acreditar que ele não vai mudar outra vez de opinião??? Se as circunstâncias políticas mudarem outra vez, ele mudará mais uma vez de opinião??? Talvez não, em se considerando que a função presidencial do mais poderoso país do mundo globalizado não é algo para se esnobar.
DEVIDO NOSSA ancestralidade comum, apesar das diferenças de criação nos nichos econômicos e financeiros que separam as classes sociais, nos torna a todos semelhantes a todos. Uns mais outros menos. O simples fato de nascer já nos faz encrencados. Qualquer pessoa ao nascer, nasce de um barril ancestral de pólvora. O tempo antepassado não pode ser desvinculado de cada um de nós. O imperativo do tempo se faz sentir no espaço político, cultural e civilizatório das Américas.
SERÁ QUE É mesmo verdade que qualquer pessoa pode ser venal, dependendo da oferta do preço certo para compra-la??? No que me diz respeito isto não é verdade. Tenho provas existenciais definitivas de que estou afirmando uma verdade. Talvez cada um e todos nós estejamos prisioneiros da química entre as sinapses que estabelece a comunicação entre os neurônios. Segundo a termodinâmica, nós, seres primatas, seres vivos, somos habilitados a controlar a desordem sistêmica causada pela entropia, pelas moléculas que conectam os receptores das células pós-sinápticas (estímulo potencial de uma ação).
OU SERÁ QUE devemos considerar outra realidade??? A realidade de que não se pode restaura, recondicionar, o DNA que já nasceu fodido??? Fodido, infectado por condicionamentos passados, mefíticos??? Isto seria de motivar em nós, a consideração de que já nascemos mortos??? E o que quer possamos fazer para mudar esta realidade, não poderá ser levado a sério!!!???
O REICH DOS Mil Anos, tal como diziam as lideranças nazistas, quer ganhassem eles a guerra ou não, estaria valendo para o próximo milênio. Vance definia o Trump Biqueiro enquanto sendo o “Hitler da América”. Ele se desviou para o lado dele quando sentiu a possibilidade de estar no ápice do poder político, ao lado de seu anterior desafeto. A Alemanha, como diziam os nazis, de qualquer forma não perderia a guerra. A possível eleição do Trump Biqueiro é uma ameaça que pode fazer com que isso aconteça???