ONDE ESTÃO OS DEUSES?

ONDE ESTÃO OS DEUSES?

Mais uma troca de mensagens entre meu amado primo Tadeu (José Tadeu Abreu de Oliveira), reconhecido cientista professor doutor titular do departamento de bioquímica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e meu filho Gabriel Florentino, graduado em filosofia também pela UFC.

TADEU:

Sou um ignorante confesso. Por isso pergunto, por que não há mais os Deuses tão valorizados na mitologia e por que foram eles esquecidos? Qual foi a persuasão? Não que eu os queira ressuscitar, mas clarear minha ignorância.

GABRIEL:

Achei a pergunta estranha porque acho que eles ainda existem. Tipo Sherlock Holmes ou o Neo de Matrix.

TADEU:

Por favor, surgirem-me um livro que me esclareça essa desmistificação, ou me forneçam argumentos.

Não falo deles, mas de Poisedon, Átila etc.

GABRIEL:

Entendi, Artemis

TADEU:

Zeus, Deméter.

GABRIEL:

Outro dia, durante a pandemia, li uma notícia de que ainda tinha gente na Grécia cultuando esses deuses da antiga religião pública grega.

Não estou especialista nisso, mas se a informação da notícia for verdadeira, ainda devem ser cultuados.

Atenas, Ares

TADEU:

Beleza, mas acho que todos estão no ostracismo

Por quê?

Nosso Senhor Jesus Cristo VENCEU! ALELUIA!

GABRIEL:

Ah tá, olha… agora que entendi.

TADEU:

Que bom!

Não precisa concordar comigo. Apenas quero uma explicação por que estes Deuses sumiram!

Acho que é um assunto palpitante!

GABRIEL:

E é mesmo. Eu costumo me empolgar com essas coisas. Mas só numa conversa pessoal. Pelo WhatsApp, não me empolgo.

EU:

Desculpem. cheguei agora e vi as mensagens. Tadeu tem razão quando diz que os Deuses das mitologias (grega, romana, etc...) caíram no ostracismo. A explicação está nas religiões, que são criadas pelos homens. No caso, o politeísmo.

Assim como o politeísmo, o monoteísmo, que Jesus representa através do cristianismo, também caiu no ostracismo se for analisada, do ponto de vista ético e moral, a mensagem e ensinamentos que Jesus passou ou tentou passar.

Infelizmente não deu certo. A humanidade caiu em desgraça mesmo com todo esforço daquele homem bom e justo de Nazaré. Todos os dias assistimos a um comportamento cada vez mais egoísta, individualista, cruel, autoritário e frio da humanidade em geral. Guerras em nome das religiões.

Então quem ganhou não foi Jesus, foram as religiões que, cada vez mais, arregimentam incautos nas suas sanhas ilimitadas a qualquer custo pelo poder e riquezas.

Caso esteja vendo, acho que Jesus está decepcionado, triste e magoado com os homens, em geral. Alguns justos escapam, mas numa minoria infinitesimal.

Por isso sou adepto e quero, cada dia que passa, até o fim do meu tempo na Terra, acreditar mais no panteísmo. Viva a natureza, ela vai vencer apesar de toda destruição que os homens impingem a ela.

Recomendo como referência, a respeito do panteísmo, a obra ¨ÉTICA¨ de Baruch Spinoza.

DEUS É UM PROBLEMA?

- É um problema para os crentes que, ressentidos da fé, tentam exaustivamente provar a sí mesmos sua existência através do convencimento alheio... as pessoas do ¨mundo¨.

- É um problema para os religiosos que, convencidos da fé, buscam incessantemente a vida eterna através da obediência irrestrita e sofrida às regras de comportamento moral reveladas no livro santo.

- É um problema para os céticos que, duvidosos da fé, vivem no contínuo dilema da contradição infinita ao acreditarem na veracidade das suas próprias argumentações.

- É um problema para os ateus que, destituídos da fé, caminham oscilantes na linha fronteiriça entre o subjetivismo exacerbado e o objetivismo desmedido.

- É um problema para os metafísicos que, acomodados na fé procuram, incansavelmente, a essência do mundo na compreensão de seres infalíveis.

- É um problema para os dogmáticos que, respaldados na fé, radicalizam o indubitável, causador de uma existência obscurecida pela nulidade das ações humanas.

- É um problema para os cientistas e lógicos que, indiferentes da fé, se agarram compulsivamente ao racionalismo formal, gerando o desencantamento do desprover intuitivo e mágico.

- É um problema para mim que, inspirado na fé, tendo Deus como mote, resolvi escrever sobre um tema infindável e polêmico que perturba meu sono.

Marco Antônio Abreu Florentino

OBS 1: Texto escrito em Agosto de 2007.

OBS: Ao me referir a Deus como um problema, o faço do ponto de vista hermenêutico e da linguagem. Quanto ao seu significado essencial, para mim, principalmente após minha experiência clinica com a morte em Agosto de 2012, continua mais firme do que nunca: É a energia maior do universo, imanente na natureza... em tudo e em todos.

EM NOME DE JESUS

Clérigos pecadores serão condenados

Pastores fingidos agirão igual avestruz

Bispos enganadores ficarão simulados

Líderes religiosos colocarão seu capuz

Homens arrependidos serão perdoados

Bons samaritanos encontrarão parança

Pessoas de bem versejarão afortunados

Pacientes e sofredores terão esperança

Governantes genocidas irão pra cadeia

Falsos devotos mostrarão suas perfídias

Pessoas egoístas vão se afogar na areia

Néscios e mandriões cairão em desídias

Justos de coração vão caminhar em paz

Solidários sem rosto serão reconhecidos

Escravos dirigidos não aceitarão capataz

Invisíveis da sociedade ficarão socorridos

Todos indivíduos que não tem procuração

E falam sem ponderar em nome de Jesus

Ocultando na religião sua oratória em vão

Serão amaldiçoados com o peso da cruz

Marco Antônio Abreu Florentino

Um recado para os hipócritas e falsos de plantão que pensam ser espertos enganando todo mundo através das religiões.

https://youtu.be/zkp2gSevDlg

(Pastor Trambiqueiro - Bezerra da Silva)