A vida por um fio. Raabe em um contexto familiar.

"Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai." (Js 2:18)

Quero neste presente momento trazer uma palavra ao teu coração.

Com muita alegria, tenho a honra de mais uma vez falar de uma das mensagens mais lindas sobre o amor de Deus na vida de alguém.

Olhando para o versículo lido, dentro da nossa lógica, encontramos uma pessoa totalmente desprovida da providência de Deus; o texto que nos traz a mensagem, se refere a alguém incapaz de participar das bênçãos do Senhor.

A cidade está prestes a ser destruída juntamente com seus moradores, sendo Raabe uma dessas pessoas incluídas a participar desta catástrofe; simplesmente porque fazia parte do mesmo povo. Esta estava na cidade, não pelo lado de dentro, mas em cima do muro; que nos mostra ainda mais um grau maior de inferioridade, vivido por Raabe. Pois a mesma não tinha os privilégios que muitos daquela cidade tinha, morar em cima do muro é como alguém que mora em uma cidade grande, só que na favela, na parte inferior da cidade, ou seja, na periferia.

Quando nós olhamos para esta questão, analisamos que Raabe seria a primeira a sofrer o impacto da destruição daquela cidade, porque os que estavam dentro da cidade seriam pegos de surpresa, por não terem tempo de preparo contra a invasão; deixando assim todos vulneráveis ao ataque de Israel; mas os que estavam em cima do muro nem sequer teriam condições de ver o ocorrido, pois os mesmos seriam destruídos somente da queda do muro, pois se tratava de uma grande estrutura de pedras, com uma altura elevada; seriam os primeiros a serem esmagados pela colisão da queda.

Só que Raabe foi um instrumento de Deus, para guardar os espias que vieram observar a cidade com o intuito de programar sua invasão, proporcionando uma boa estratégia de ataque. E esta mulher faz menção aos espias acerca do que ouviu, dando à entender que a mesma tinha plena convicção, acerca deste Deus que fez grandes prodígios e sinais no meio de Israel; pois não se trata apenas de alguém que ouviu, mas de uma pessoa que tomou posse do que ouviu, e que não abria mão de ser também uma participante das bênçãos deste Deus; não somente ela, mas também para seus familiares. "E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra." (Js 2:9-11) Raabe faz uma confissão diante daqueles homens, esta confissão foi que abriu o caminho para alcançar esta tão maravilhosa graça de Deus; ela chama a atenção de Deus para ela. Ela além de confessar, deu provas que sua fé era verdadeira, guardando aqueles homens para não serem achados pelos homens que o buscavam. "Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?" (Tg 2:20).

Podemos dizer aqui que a vida de Raabe estava por um fio, foi por meio de um juramento que ela fez os espias jurar, que guardaria ela e seus familiares com vida se, a mesma permanecesse dentro da casa com sua família; a casa de Raabe deveria ter o cordão que foi usado para fazer descer os espias sobre sua janela. Este cordão ou fio de cor escarlata é a marca da providência de Deus, cuja casa não tocaram; esta casa estava marcada para não sofrer as consequências daquela destruição.

Segundo o que podemos perceber é que, Raabe era uma pessoa improvável, alguém que as pessoas viravam o rosto por conta da fama que carregava, sendo ela um prostituta, não tinha o respeito diante da sociedade; era alguém sem valor, até o próprio lugar onde ela morava, era um lugar desprezível; pois a mesma não tinha condições para possuir uma casa na cidade. Isto nos mostra que Deus não vem atrás de status ou posição social, mas sim de pessoas que estão em concordância com a fé salvífica; esta mulher, dentro da lógica humana, seria os primeiros moradores da cidade de Jericó a serem destruídos juntamente com os seus familiares; mas ela passou a fazer parte de uma promessa, a vida dela estava por um fio, mas não era o fio da perdição; mas sim o fio da providência de Deus, o fio de cor escarlata que representa o sangue de Jesus, o sangue da nova aliança; Deus estava fazendo com ela uma aliança. A providência de Deus entrou naquela família, os muros de Jericó foram ao chão, mas a casa de Raabe permanece de pé; porque onde tem uma casa e uma família estruturada no sangue de Cristo, ela não cai; Jesus diz que aqueles que guardam a sua palavra é como um homem que construiu sua casa sobre a rocha. "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mt 7:24-25) Casa sobre a rocha não cai, Raabe no momento em que estava tendo um diálogo com os espias, estava construindo os alicerces da sua casa, estava firmando as bases daquela estrutura sobre os muros de Jericó. Foi neste diálogo, após ver os homens que faziam parte do grande projeto de salvação, que veio sobre ela o desejo de ser também uma participante do reino. O autor aos hebreus vai dizer: "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." (Hb 11:31) A fé que estava dentro de Raabe não permitiu que ela fizesse parte juntamente com os incrédulos; ela era desprovida de participar das mesmas coisas daquela sociedade, morava em um lugar impróprio, porque não tinha condição de possuir uma casa na cidade; mas foi agraciada por Deus para morar em uma mansão celestial. Ela passou a fazer daquele povo que tinha a promessa; a cidade do qual ela fazia parte não lhe permitia que ela morasse do lado de dentro, mas foi Deus que colocou ela dentro da linhagem de Jesus. "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" (Mt 1:5)

Tudo isso porque na casa de Raabe tinha a marca do sangue de Jesus. Se você quer estar guardado juntamente com sua família, é preciso ter na sua casa a marca do sangue Cristo; os primogênitos de Israel não pereceram na terra do Egito, porque sobre os varais de sua casa estava a marca do sangue; é o sangue de Jesus que nos mantém de pé firmes, e com capacidade para prosseguir a caminhada. Raabe ia perecer juntamente com os incrédulos, mas foi o fio vermelho, a marca do sangue de Jesus que não permitiu que sua casa caísse; não é o que você tem, não é o que você sabe; não são teus conhecimentos que garante a tua vitória, não é a posição elevada que uma pessoa possui na sociedade. É o sangue precioso de Cristo. "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (1 Pe 1:18-19) Raabe não tinha nenhuma posição na sociedade, sua casa era em um lugar improvável; mas ao crê em Deus, ela ganhou uma nova posição no meio do povo de Deus, e posição de destaque. Assim é todo aquele que se chega a Deus; Jesus disse: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37) Ele acolhe, ele ampara; ele não deixa perecer. Raabe carregava um peso sobre suas costas, por não ter prestígio sobre o povo do qual ela fazia parte; mas Jesus diz para qualquer um que assim se encontra: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30) Raabe nunca mais foi a mesma, porque abriu seu coração para Deus, permitiu que o Senhor entrasse na sua vida, tendo sua casa guardada e protegida por Deus. Para terminar a palavra diz:

"SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Sl 127:1) É ele que guarda o nosso lar, nossa família; é ele que nos mantém de pé, quando os vendavais tentam nos derrubar, que Deus os abençoe no nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 23/06/2024
Reeditado em 23/06/2024
Código do texto: T8092075
Classificação de conteúdo: seguro