Cultura: - Cuidado com o que você passa adiante

Certo vez, quando eu estava em aula num curso de pedagogia que eu fazia na época, meu professor de sociologia entrou no tema Cultura. Ele com muita experiencia, didática e sabedoria para facilitar o entendimento dos alunos ali presentes, resumiu a palavra cultura como "transmissão de hábitos e costumes, é lógico, que depois dele abrir a discussão ele devagarinho foi destrinchando e aprofundando o assunto.

E é a partir dessa simples definição de cultura que quero discutir a com quem estiver me lendo ou for me ler num futuro próximo alguns pontos importantes.

Temos que tomar muito cuidado com os hábitos e costumes que transferimos de pessoas à pessoa, de geração à geração. Quer prova, quer exemplos? Basta observar racionalmente e claramente os relacionamentos, o cotidiano, o meio que vivemos. Afinal de conta somos bichos sociais ou não?

Porque você acha que na fase da infância as crianças vivem de boa, e quando chegam a adolescência e na fase adulta, em muitos casos tornam-se indivíduos amargos, esquisitos, vaidosos, orgulhosos, conflituosos, preconceituosos, racistas, machistas, heterossexistas, presunçosos, mentirosos, falsos malandros, xenófobos, misóginos, gente farsante que se travestem de "gente bem" (Datena) mas são o "cão" por dentro, seres humanos que se comportam como anjos mas são o verdadeiro "demônio" no seu íntimo, enfim, pessoas cheias de crenças limitantes e que causam não só problema para elas próprias, mas também para as outras, para a sociedade, para o "mundo", correto?

Desta forma, bem resumidamente, a minha sugestão é: - Cuidado com a educação, cuidado com o que vocês (sociedade, civilização) passam adiante, para depois não ficar bancando a vítima, o coitadinho e perguntando a Deus o que fiz de errado?

Penso eu que o CRIADOR responderia, abre aspas (pois é, se muitas pessoas se expressam como soubessem o que Deus pensa, sente e de que forma vai agir, porque eu não posso ser iguais aos demais): - Simples, você passou porcaria para frente, literalmente. Pensemos nisto com muita percepção e falsa impressão que temos de nós mesmos.

Marco Bueno

Convido você a conhecer minha página no Facebook: www.facebook.com/raciociniocritico

MarcoBueno
Enviado por MarcoBueno em 13/06/2024
Reeditado em 13/06/2024
Código do texto: T8085116
Classificação de conteúdo: seguro