O CHAMADO OU VOCAÇÃO MINISTRRIAL
O chamado ministerial ou vocação ministerial é um assunto relevante dentro da prática eclesiástica, ou seja é um assunto muito comum dentro da vida normal das igrejas.
Estou me referindo, nesse caso à IPB, da qual faço parte e sou oficial, Presbítero, em uma no interior de SP.
É comum se referir às palavras chamado, vocacionado e outras sinônimas destas quando se trata de alguma função que precisa ser desempenhada por alguém no âmbito de uma instituição religiosa.
Na verdade a palavra chamado é bem mais ampla, mas vamos nos ater aqui ao chamado ministerial, que muitas vezes tem sido interpretado apenas como chamado sacerdotal ou vocacionado para o sagrado ministério: Ser pastor.
O apóstolos Paulo fala em uma de suas cartas sobre os vários chamados presentes na vida comunitátia de suas igrejas.
Tratando-se do chamado ministerial, poderemos resumidamente caracterizar na igreja:
Pastores, presbíteros, diáconos, professores, líderes de grupos diversos e das mais variadas atividades, dentro e fora do espaço da comunidade, mas que esteja agindo em nome dela. Existem também aqueles chamados na igreja, que não se limitam ao espaço territorial da mesma, mas para fora, seria o caso de missionários, evangelistas e outros nômades muitas vezes, que vem o reino de Deus e a ceara branca para ceifa em outros lugares, nesse caso eu diria que são vocações especiais, muito pouco comum dentro da igreja.
Dentro da teologia, cremos também no chamado para a salvação, para ser crente, para ser sal e luz onde estiver, que nesse caso fica um pouco fora dos específicos e citados anteriormente.
Em se tratando do dia a dia da IPB, os ofícios mais discutidos e porque não badalados, são os de Presbíteros e diáconos, isso não quer dizer que os outros sejam de somenos importâcia, mas porquê estes aqui citados fazem parte do organismo funcional da IPB.
Às vezes cria-se no seio da Igreja, por questões políticas da organização, situações embaraçosas e complicadas. Cerca-se muito de honrarias, pompas e status a função Presbiterial e releva-se muitas vezes a função do diácono a um simples serviçal da igreja! Alguém mais simples! Um humilde irmão da igreja, que carrega bancos, não deixa cachorros e bêbados entrar na igreja, abre e fecha os portões do estacionamento, manobra carros e etc. etc. Existem igrejas que chegam a fazer coletes de manobristas para os diáconos que cuidam dos estacionamentos!... Um absurdo isso, se ele tem a função de manobrista, deveria ter salario para isso! Caso contrário
estaria sendo subtraido em seus valores e ainda sendo exposto e humilhado na comunidade!...
Há também aqueles casos de Igrejas, que se um homem quiser ser presbítero ele precisa ser diácono primeiramente!
É um erro pastoral normalmente, inculcado nos crentes que passam essa mentalidade a outros!
Há também o entedimento errônio de muitos pastores e presbíteros de que se era presbítero em uma igreja não pode agora ser eleito diácono em outra!... Quem disse isso e onde está a base biblica para esse entendimento? Se um Presbítero, por necessidade da igreja à qual serve, fosse covidado a ser diácono, estaria se humilhando se aceitasse? É esse o entendimento?... Creio que muito pelo contrário!... É uma honra quem é presbitero poder ser diácono tambem um dia!...
Eu dirijo carros atualmente, mas se puder um dia posso dirigir uma carroça, uma charrete, uma diligência tipo as dos filmes de Hollywd, porquê não? será uma honra!... Só não quero é puchar uma, porquenão sou cavalo! Irônico né!...
Alguns não querem ser diáconos e têm prazer de fazê-los de cavalos
A meu ver, se um Presbítero não aceita eleição para diácono, caracteriza-se uma falta de pefil de presbítero se pensa assim!
Na realidade presbíteros e pastores que pensam assim ainda não aprenderam o que é servir a Deus de !...
Servem a si mesmos!... Querem ser honrados e reverenciados!...
Querem ser aclamados, paparicados e bajulados!
E coisas desse tipo não combinam com uma vida cristã a serviço do reino de Deus.
Se você é pastor ou Presbítero que em sua igreja tem incentivado ou propagado esse tipo de mentalidade, você precisa repensar seu ministério!...
Talvez você nem seja um chamado para o ministério que tem desenvolvido e por isso tem-se fracassado em algumas situações!... Observe se não é frutos de sua forma altiva de ver as coisas da igreja de Cristo.
Jesus chamou-nos para ser servos e disse que o maior em seu reino é aquele que serve, e deu o exemplo, lavando os pés de seus apóstolos!...
Mas de um modo geral, nós crentes e líderes de igrejas, nos limitamos a enchergar o reino de Deus com uma certa miopia, como sendo nosso próprio espaço territorial!... Nossa Igreja, nosso presbitério, nosso status!... Nosso curral ou nosso galinheiro!...
Sendo que, no reino de Deus, nada é nosso, somos apenas mordomos e devemos ser obedientes!...
Os que humilham outros e se autoservem do reino de Deus, receberão seu preço do Senhor da Ceara.
As coisas podem não estar indo bem, podem estar difícil, mas queremos ficar aqui, na nossa mesmisse de sempre!...
Próximo de nossas casas, familiares, nossas cidades etc.
Não aceitamos mudanças, podemos até falar meias verdades e manter uma postura de que está tudo certinho, forçar os outros fazer o que a gente quer, não aceitar submissão e deixar tudo rolar do jeito que está!...
Se você tem um chamado especial de Deus, para fora de sua igreja de origem, não resista ao Espirito Santo, Obedeça!...
“É melhor obedecer do que sacrificar"!
Quem sacrifica, o faz: A si mesmo, aos outros e ao reino de Deus!...
Não sei porque estou escrevendo isso aqui, mas de certa forma sou um Atalaia, e tive um sonho rápido e estranho essa noite
e resolvi escrever, pode servir de aio para alguém que está buscando e também porque estou vivendo um momento de alguma convulsão e luta espiritual.