BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE HOMENAGEIA CARLOS CUNHA

 

Dezoito de maio: natalício do professor, jornalista e escritor Carlos Cunha. E a Biblioteca Pública “Benedito Leite” (BPBL), em comemoração ao 91º aniversário de nascimento do ilustre maranhense, recebe, em suas dependências, a partir desta segunda-feira (20/05), uma pequena parte da Exposição A PÁSCOA DAS GAIVOTAS, um projeto da Academia Maranhense de Trovas, que fora fundada pelo homenageado em 7 de dezembro de 1968. A Páscoa das Gaivotas também é o título de um dos livros do escritor maranhense, publicado no século passado, por meio do qual ele divulgara as artes plásticas maranhenses. A PÁSCOA DAS GAIVOTAS ficará na BPBL para visitação até o dia 30 deste mês.

 

Na exposição, artistas plásticos do quilate de Ana Luíza Ferro, Isabel Cunha, Liana Piorski, Rogério Martins registram nas telas suas impressões marcantes sobre Carlos Cunha. Entre os quadros, um pintura do sobradão da Rua do Sol, onde funcionou o Colégio “Nina Rodrigues”, fundado por Carlos Cunha em 1959; além de clipping de trabalhos publicados em jornais e organizados pelo próprio poeta e escritor. A BPBL aproveitou o espaço para também expor livros de seu acervo, de autoria de Carlos Cunha.

 

PROJETO INSTITUCIONAL - A homenagem da Biblioteca Pública Benedito Leite teve início na semana passada, por meio de seu projeto institucional “Curiosidades sobre Escritores”, quando publicou, em suas redes sociais, as “5 Curiosidades sobre Carlos Cunha”. Por meio desse projeto, a BPBL traçou um perfil biobibliográfico bem apurado de Carlos Cunha.

 

O HOMENAGEADO - Carlos Cunha é o nome literário de Luiz Carlos da Cunha, nascido em São Luís do Maranhão em 1933. Ele fundou escola, jornais e academias, dentre as quais a AMT. Graduado em História e Geografia, foi educador, jornalista, poeta, ensaísta, crítico literário, cronista, declamador. Pertenceu a várias instituições culturais no Maranhão e no Brasil, dentre as quais AML, IHGM, Associação Brasileira de Imprensa, Academia Brasileira de Trovas. O escritor faleceu em 22 de outubro de 1990, aos 57 anos, deixando um legado de 30 obras, algumas reeditadas, dentre as quais “Poesia Maranhense Hoje ou Cinquenta Anos de Poesia”, “O Caçador da Estrela Verde”, seu livro de memórias; “As Lâmpadas do Sol”, “Moinhos da Memória” e “Areia Velha”. Carlos Cunha foi um grande incentivador de novos talentos e um semeador do conhecimento.

 

Na foto, da esquerda para a direita: Clores Holanda, diretora de eventos da AMT; Wanda Cunha, presidente da AMT; Ana Lúcia Cunha Paixão Gomes, bibliotecária da BPBL; e a bibliotecária Aline Nascimento, gestora da BPBL.

 

 

Academia Maranhense de Trovas
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 20/05/2024
Reeditado em 20/05/2024
Código do texto: T8066992
Classificação de conteúdo: seguro