Por que a política? "A moral é solitária (ela só vale na primeira pessoa); toda política é coletiva.

 

 

 

Por que a política?


"A moral é solitária (ela só vale na primeira pessoa); toda política é coletiva.

 

É por isso que a moral não poderia fazer as vezes da política, do mesmo modo que a política não poderia fazer as vezes da moral: precisamos das duas, e da diferença entre as duas!

 

Uma eleição, salvo excepcionalmente, não opõe bons e maus, mas opõe campos, grupos sociais ou ideológicos, partidos, alianças, interesses, opiniões, prioridades, opções, programas...Que a moral também tenha uma palavra a dizer é bom lembrar (há votos moralmente condenáveis). Mas isso não nos poderia fazer esquecer que ela não faz as vezes nem de projeto nem de estratégia. O que a moral propõe contra o desemprego, contra a guerra, contra a barbárie? Ela nos diz que é preciso combatê-los, claro, mas não como temos maiores oportunidades de derrotá-los. Ora, politicamente, é o mínimo que se espera de você. Mas, politicamente, isso não lhe diz nem como defendê-las nem como conciliá-las. Você deseja que israelenses e palestinos tenham uma pátria segura e reconhecida, que todos os habitantes de Kosovo possam viver em paz, que a globalização econômica não se produza em detrimento dos povos e dos indivíduos, que todos os idosos possam ter uma aposentadoria decente, todos os jovens uma educação digna desse nome? A moral aplaude, mas não lhe diz como aumentar nossas possibilidades de, juntos, alcançarmos esses objetivos. E quem pode acreditar que a economia e o livre jogo do mercado bastam para tanto? O mercado só vale para as mercadorias. Ora, o mundo não é uma. Ora, a justiça não é uma. Ora, a liberdade não é uma. Que loucura seria confiar ao mercado o que não é para se comercializar! Quanto às empresas, elas tendem antes de mais nada ao lucro. Não as critico por isso: é a função delas, e desse lucro todos nós necessitamos. Mas quem pode acreditar que o lucro baste para fazer que uma sociedade seja humana? A economia produz riquezas, e riquezas são necessárias, e nunca serão demais. Mas também precisamos de justiça, de liberdade, de segurança, de paz, de fraternidade, de projetos, de ideais... Não há mercado que os forneça. É por isso que é preciso fazer política: porque a moral não basta, porque a economia não basta e, portanto, porque seria moralmente condenável e economicamente desastroso pretender contentar-se com uma e outra.

 

Por que a política? Porque não somos nem santos nem apenas consumidores, porque somos cidadãos e para que possamos permanecer cidadãos.

 

Não basta esperar a justiça, a paz, a liberdade, a prosperidade... É preciso agir para defendê-las, para aprimorá-las, o que só se pode fazer eficazmente de forma coletiva e que, por isso, passa necessariamente pela política. Que esta não se reduza nem à moral nem à economia, já insisti o bastante. O que não significa, lembremos para terminar, que ela seja moralmente indiferente ou economicamente sem alcance."

 

COMTE-SPONVILLE, André. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 34-36.

 

 

1) Com base no texto de Comte-Sponville, faça um esquema comparativo entre as características da moral e da política. Em seguida, compare economia e política.

 

2) Às vezes, no "vale-tudo" da propaganda eleitoral, certos candidatos se dizem "do bem" ou então que são bons maridos, bons pais ou bons empresários: essas qualificações valem para apreciar se serão bons políticos? Justifique a sua resposta.

 

Postado por Filosofiacompartilhada às 19:20 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! 

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar com o Pinterest