LAURA ROSA É PATRONA DO ANO CULTURAL NA AMT

A professora Lígia Almeida Pereira, ocupante da cadeira 30 da Academia Maranhense de Trovas (AMT), proferiu excelente elogio em homenagem a Laura Rosa, patrona do ano cultural da AMT em 2024. O evento ocorreu na segunda-feira (11/03), na Galeria Trapiche.

 

"O trabalho de pesquisa da confreira Lígia Almeida foi bem elaborado e feito com esmero, o que já é uma característica das produções da ocupante da Cadeira 30, patroneada por Laura Rosa", observou Wanda Cunha, presidente da AMT.

 

Marcou presença na solenidade a professora Diomar das Graças Motta, pesquisadora maranhense renomada da obra de Laura Rosa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

 

Além dos acadêmicos trovadores, amigos e familiares, visitantes da Galeria Trapiche, prestigiaram o evento

o escritor Hilmar Hortegal e a bibliotecária Claudenice Goulart, do IEMA PLENO São Luís-Centro, cuja biblioteca leva o nome de Laura Rosa.

 

A solenidade foi marcada pela vibração de hinos e poesias. A trovadora Tereza Cunha cantou o Hino Nacional Brasileiro, e os presentes cantaram à capela o Hino dos Trovadores. A filha caçula do fundador da AMT, Carlos Cunha, a atriz Daniela Cunha, declamou um poema de Laura Rosa, intitulado ESQUELETO DA FOLHA.

 

Os trovadores Ivone Silva, José Carlos Sanches e Dilercy Adler fizeram um sarau de suas trovas em homenagem à Laura Rosa.

 

A vice-presidente da AMT e presidente do IHGM, Dilercÿ Aragão Adler, estudiosa de Maria Firmina, prestou homenagem à autora de Úrsula

pela passagem de seus 202 anos de nascimento no Dia da Mulher Maranhense (11 de março).

 

Uimar Junior, gestor da Trapiche, fechou o evento com uma declamação da Poesia de Maria Firmina.

 

CERIMONIAL - A trovadora Clores Holanda, aniversariante do dia, prestigiou o evento conduzindo gentilmente os trabalhos cerimoniais. Ao final foi servido um coffee break no átrio da Galeria

Academia Maranhense de Trovas
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 25/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8027586
Classificação de conteúdo: seguro