A orientação da juventude no ambiente escolar, vivendo em comunidade, possibilita o desenvolvimento de um processo de formação integral, com uma metodologia própria, buscando ser testemunho vivo de transformações na sociedade

 

 

 

 

A orientação da juventude no ambiente escolar, vivendo em comunidade, possibilita o desenvolvimento de um processo de formação integral, com uma metodologia própria, buscando ser testemunho vivo de transformações na sociedade, sempre respeitando a evolução dos tempos e o protagonismo juvenil, e reflete uma opção fundamental pela boa formação dos jovens e as conexas dimensões no processo educativo.

Nosso objetivo é "acompanhar os jovens estudantes num processo de formação humanista que lhes permita perceber e viver o comunitário em íntima relação com o outro, seus iguais e o mundo e os anime a descobrirem seus valores e a serem agentes transformadores do mundo estudantil, para que construam comunidades modeladoras da nova sociedade".


 

O objetivo do projeto Livro dos Alunos e das Alunas do CETI Prof. Edgar Tito é incentivar jovens adolescentes a começarem a escrever os mais diversos tipos de textos específicos (Poesias, Trovas, Haikais, Contos, Crônicas etc.). Nesse sentido o Projeto é voltado para a comunidade escolar do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Professor Edgar Tito dando a este ferramentas para que estimule seus alunos e alunas a escreverem, proporcionando visibilidade aos/às estudantes e à Escola e compartilhando suas obras com o mundo.

Assim, nossa contribuição se dá através da publicação de Coletâneas, de diferentes gêneros, desenvolvidas e coordenadas pela Escola, que deve estimular seus alunos e suas alunas a escreverem e participarem, fazer a seleção dos textos e enviar para editora/gráfica que cuidará de todos os processos seguintes de diagramação, publicação e disponibilização da obra.

Acreditamos assim estar contribuindo para uma geração melhor.


 


 

Segundo os discursos analisados, a juventude estudantil é constituída a partir de um lugar de sujeito inferiorizado na escola, e nesta, luta pela conquista de respeito e autonomia enquanto sujeito discente, pelo reconhecimento das suas necessidades e demandas específicas no que se refere à aprendizagem escolar, bem como pela valorização da cultura juvenil e da sua condição de jovem nessa instituição. Para a maioria dos jovens estudantes, a escola se configura como lugar de tensão e conflitos. Assim, a constituição da juventude estudantil é pautada por tensão e conflitos, principalmente quanto à disciplinarização imposta pela escola e a autonomia desejada pelos jovens estudantes.