DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS

Respeito aos mortos. - Desde tempos imemoriais, os falecidos têm sido honrados por seus entes queridos e aqueles próximos a eles. Nesse contexto, o respeito assume um caráter reverencial e religioso, incorporando os dogmas que se desenvolveram ao longo das eras e em diversas culturas.

A palavra "cemitério," de origem grega, que significa "dormitório da paz," representa o lar dos memoriais familiares e uma parte da história de um povo. Quanto ao túmulo, ele se torna um eterno santuário de paz e descanso para os nossos entes queridos, que merece ser respeitado e mantido.

Os cemitérios refletem as civilizações nas quais estão inseridos, oferecendo observadores atentos um registro da evolução dessas culturas. Assim, ecoa a sabedoria do poeta inglês John Donne, quando escreveu: "A morte de qualquer pessoa me diminui, porque faço parte da humanidade. Portanto, nunca pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por nós."

"... É a cinza dos mortos que dá origem à pátria!"

Seguindo essas reflexões, Ernest Renan acrescenta sentido a elas com esta afirmação eloquente: A pátria é composta pelos mortos que a fundaram, bem como pelos vivos que a perpetuam.

Desde o quinto século, a Igreja dedica o dia 02 de novembro para orar pelos falecidos. Todos buscam as sepulturas de seus entes queridos para enfeitá-las, velá-las e prestar homenagem, pois esses entes estão invisíveis, mas não ausentes.

É um dia para lembrar com saudade aqueles que moldaram suas histórias, embora não tenham tido controle sobre o desfecho. Eles enfrentaram o fim da jornada terrena e, como recompensa final, obtiveram o direito de nunca mais morrer.

- Visitar um túmulo é reverenciar o ente falecido.

Neste dia dedicado à imortalidade da alma, conforta-nos saber que a vida continua após a morte e que aqueles que partiram deste mundo vivem em outras dimensões do universo, aguardando nosso reencontro.

A saudade é a homenagem eterna que prestamos àqueles que trilharam o caminho de volta.

É uma florescência póstuma para os que nos deixaram.

Eternamente lembrando meus pais:

ALAIDE & ANTÔNIO LOBO

Manoel Lobo.

02/11/21

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 30/10/2023
Código do texto: T7920699
Classificação de conteúdo: seguro