Em que Caverna Você Está?

Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;

E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.

As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens. Ec 9:13-18

Os homens dessa cidade eram acostumados a olhar somente para as sombras, não se preocuparam com a sua segurança sempre foram insensatos, e nunca andaram pelo caminho do entendimento. Quando viram o “grande rei” e o seu exercito, foi como se estivessem olhando para o sol do meio dia pela primeira vez pelo medo que tiveram do rei.

Foram forçados a sair da caverna. Só que eles não tinham preparo algum eram acostumados com as sombras da caverna e sempre ouviram as vozes da ignorância e nunca a questionaram. Descobriram a realidade sentindo a dor da opressão e não tinham argumento nem sabedoria para lidar com aquela situação.

Foi quando surgiu um sábio pobre alguém que já havia saído da caverna e voltado livre da escravidão das sombras, mas que era desprezado pelas pessoas dessa cidade que ignorava os seus conselhos e a sua sabedoria. Ele livrou a todos e mesmo assim as pessoas continuaram convivendo com ele ignorando a sua sabedoria e preferindo ouvir as vozes das sobras que não corresponde com a realidade.

O homem nasce em um ambiente repleto de sombras (imagens), que o mantém prisioneiro na caverna da ignorância. E ele só se liberta dessa prisão quando questiona essas sobras (imagens). Temos sombras sofistas, sombras tradicionais, sombras religiosas, sombras heréticas, sombras dogmáticas, sobras teológicas, sombras do senso comum, sombras do analfabetismo, sombras políticas, sombras da mídia, etc.

Imagine um rato na frente de duas cavernas com os seguintes conteúdos: Uma das cavernas contém muitos livros, e a outra muito alimento. Qual das duas você acha que o rato escolherá: A dos livros ou a dos alimentos? Se você respondeu dos alimentos, eu também concordo contigo. Só que o rato é um animal irracional.

E se fosse um homem que tivesse que escolher entre as duas cavernas, qual delas você acha que o homem escolheria: A dos alimentos ou a dos livros? Lembre-se que o homem não é um animal irracional.

Em Ec 9:17 diz: As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos. A quem os homens do nosso país têm dado ouvido: As palavras dos sábios representadas pela caverna dos livros ou o clamor do que domina entre os tolos representados pela caverna dos alimentos? Pense nisso!

Jesus desconstruiu o sofismo dos fariseus e dos escribas que exigia do povo o que eles não cumpriam. Em Mt 5:20 Jesus disse: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Jesus libertou o homem das trevas da caverna do pecado para a luz da vida. Ele é a verdade que liberta o homem da caverna da ignorância lhe dando sabedoria e discernimento para analisar as sombras que estão ao seu derredor.

O seu reino é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo (Mt 13:44). Paulo descobriu esse tesouro e abriu mão de tudo que tinha pelo gozo de Cristo.

Em Fp 2:8 Ele diz: E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.

Diga não as sombras porque elas o mantém prisioneiro na caverna da ignorância, busque a sabedoria, ela é melhor do que a força e as armas de guerra. Creia em Cristo ele te libertará dessa escravidão. Em Jo 8:32 ele diz: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Amém!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 27/10/2023
Código do texto: T7918026
Classificação de conteúdo: seguro