MÚSICA: O CHORO DOS DESA(R)MADOS

“joaquim moncks.......precisamos de um novo nome , visto que já existe uma banda com o nome " desarmados" ....da argentina. se vc tiver alguma idéia ou sugestão envie-nos via orkut , nos scraps ou na comunidade da gente ......beleza?

abçs!” DESARMADOS.

(Pelo Orkut, 23Dez07, 13h37min)

Olá, gurizada medonha e desa(r)mada!

Estive na página de vocês e colhi, em relação à banda: "influências do Rock , Reggae e Funk com muita força , pegada e vontade". Isto me dá uma orientação sobre o que vocês gostam e fazem.

Desde que vi o nome da banda, "DESARMADOS", não me pegou bem na cuca, até porque o 'erre' é consoante dura e soa mal na pronúncia.

Além do mais, “ARMA” joga na cabeça a antítese de música. Lógico, por isso é DES/ARMADOS! Mas não exclui o sentido conotativo, maléfico.

Para mim, que mexo com arte poética, isto é importante, porque sempre vejo o leitor como o outro pólo (e isto vale para quem curte a música) que tem de pronunciar a palavra como algo em que não se pode tropeçar ritmicamente.

Deste modo, logo que topei, portanto, fixei (dentro de mim) o nome da banda como DESALMADOS.

Afinal, ‘Rock’ não é insurgente ao lugar comum, maldito, sem alma?

Observem se o nome “DESALMADOS” ficaria bem...

Poderia, também, ser usado o “DESAMADOS”, com menor força verbal para fixar na memória: o som do rock e do funk é o choro dos “desamados”!

Mas não foge do que transparece sobre o rock e afins. Claro, é preciso ver se existe o nome liberado...

Também seria viável usar DESA(R)MADOS ou DESA(L)MADOS. É o uso de uma técnica poética para construir duplo sentido ao vocábulo.

Mas não sei se funcionaria na cabeça do ouvinte. E nem se passaria na pesquisa de homofonia (já que homografia não ocorre) com a banda argentina, para fins de registros autorais internacionais.

Grato pela confiança. Muito sucesso! Feliz Natal e Ótimo Novo Ano!

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2007.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/789528